Home / Cultura / Imigração japonesa: prefeito de Atibaia em exercício participa de comemorações em São Paulo

Imigração japonesa: prefeito de Atibaia em exercício participa de comemorações em São Paulo

O prefeito de Atibaia em exercício, Emil Ono, participou, no domingo (22), das comemorações aos 65 anos de fundação da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil. Fundada em fevereiro de 1953, a entidade, que atualmente conta com 350 membros, também celebrou os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Participando do evento como convidado, Emil Ono aproveitou para agradecer a oportunidade de rememorar os avós, Shigueki Ono e Yussuo Ono, imigrantes de Kochi. “O respeito e a amizade entre nossos povos, conquistados durante mais de um século, é motivo de celebração. Interagir com conterrâneos de meus avós e também poder compartilhar experiências com representantes do governo de Kochi é uma oportunidade ímpar para fortalecer ainda mais o laço existente entre nossas culturas”, afirmou Emil.

Da cerimônia também participaram como convidados o vice-governador da Província de Kochi, Takaaki Iwaki; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Kochi, Takayuki Sakamoto; o deputado provincial, Daisuke Kajiwara; o presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, Arnaldo Katayama; além de prefeitos de cidades da província; membros da Associação; familiares e demais convidados.

Em Atibaia, a Prefeitura, em parceria com a Associação Hortolândia de Atibaia, a Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (Acenbra) e a Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia (Pró-Flor), promoveu no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, no último dia 17, um evento em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

A Associação dos Provincianos de Kochi no Brasil (Kochi-Kenjinkai) foi criada por imigrantes japoneses e seus descendentes para preservar e divulgar as tradições e a cultura local. A sede atual, em Pinheiros, na capital do Estado de São Paulo, foi construída com o apoio do governo da província de Kochi, no Japão.

 

About redação

Check Also

Documentário sobre os cinemas de rua de Atibaia estreia no próximo dia 23

Exibição de Cinema da Nossa Gente acontece no Cine Itá Cultural, paralelamente à Mostra Unicamp, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *