Home / Educação / Proerd: mais de 1.200 crianças conscientizadas sobre as drogas e a violência

Proerd: mais de 1.200 crianças conscientizadas sobre as drogas e a violência

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Atibaia

Em Atibaia, o trabalho de conscientização e combate às drogas já acontece há 19 anos com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, mais de 1.200 alunos da rede municipal de ensino da Prefeitura da Estância de Atibaia foram formados em duas solenidades. O prefeito em exercício Emil Ono participou das atividades no período da manhã, quando parte dos alunos recebeu certificados finalizando o trabalho fundamental de ensino de combate às drogas no município.

Em Atibaia, o programa é realizado em escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental para crianças do 5º ano, por meio de uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura. No programa, os “policiais professores” buscam trabalhar a autoestima, o autocontrole e o relacionamento interpessoal, enfatizando o alerta sobre as variedades de drogas existentes e as práticas adotadas por traficantes para a comercialização.

As aulas são ministradas com utilização de recursos como livros e músicas, reforçando o desenvolvimento das habilidades individuais e a tomada de decisões de forma consciente, segura e responsável. A integração entre escola, família e polícia também é um aspecto fundamental neste processo de combate às drogas e à violência. Além disso, a resolução de conflitos sem utilização da violência também é abordada, incentivando a cultura da paz nos estudantes.

De acordo com Emil Ono, o trabalho preventivo de combate às drogas é essencial para a formação dos pequenos cidadãos e deve começar desde cedo. “Por isso é tão importante investir na conscientização de crianças sobre os danos causados pelas drogas, violência e outras questões, como as que também são abordadas no Programa Jovens de Bem com a Vida (Probem) da Prefeitura em parceria com as forças policiais integrantes do GGI Atibaia, que conscientiza ainda sobre trânsito e criminalidade”.

Na cerimônia de entrega dos certificados, que aconteceu no Salão da Igreja Batista do Alvinópolis, estiveram presentes: a secretária de Educação, Márcia Bernardes; o ex-prefeito Flávio Callegari; o GCM Santos; o Capitão PM Wanderley Turolla Alves Cardoso, comandante da 3ª Cia PM do 34°BPM/I; o delegado da Polícia Civil, Elton Costa; o 1º tenente Paulo Eduardo das Chagas de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros de Atibaia; o pastor presidente da PIBA (Primeira Igreja Batista de Atibaia), Antonio Mendes Gonçalves; entre outros integrantes das corporações e autoridades.

 

About redação

Check Also

Alunos da rede municipal medalhistas em olimpíadas de matemática recebem premiação da Prefeitura de Atibaia

87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam premiação em evento nesta quinta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *