Home / Colunistas / BEBÊ CONFORTO / CADEIRINHA: vilão (ã) ou mocinho (a)

BEBÊ CONFORTO / CADEIRINHA: vilão (ã) ou mocinho (a)

Hoje vou abordar um assunto um pouco diferente, mas que envolve a saúde e segurança de nossos pequenos: o bebê conforto, aquele acessório indispensável para proteger a vida das crianças e que eles odeiam. Para as crianças que já passaram da fase do bebê conforto, vou falar das cadeirinhas, que possuem as mesmas funções.

Estava reparando que muitas mães andam com seus filhos no colo dentro do carro ou ainda deixam as crianças soltas, que ficam muitas vezes de pé entre os bancos do motorista e passageiro.

Fico pensando se existe amor de mãe diferente, por exemplo, as mães que deixam seus filhos chorarem, mas que prezam pela segurança deles, ou as mães que não deixam eles chorarem e cedem aos seus caprichos, soltando os cintos de segurança das cadeirinhas ou pegando no colo os bebês. Qual mãe gosta mais do filho? Na verdade, o amor é o mesmo, todas as mães só querem o melhor para seu filho, e isso com certeza inclui a proteção deles.

Será que ir até o mercado há duas quadras de casa com ele no colo ou solto no carro, tem o mesmo risco de ir até a escola do outro lado da cidade? Logicamente o risco é igual, já que em um acidente de carro a criança pode “voar” pelo vidro, ou ainda “voar” para o banco da frente, e fora a “pancada” brusca, que dependendo da idade dessa criança, pode gerar a “síndrome do bebê sacudido”, que ocorre quando a cabeça é sacolejada causando lesões em tecidos cerebrais (hemorragias ou edemas), o que pode deixá-los com sequelas, ou ainda lesões na região cervical da coluna (pescoço) que pode gerar até a paralisia. E mesmo que a mãe ou a pessoa que esteja no carro no momento do acidente segure essa criança com todas as forças, o risco ainda existe porque teve o impacto da colisão.

Obviamente ninguém quer se envolver em um acidente de trânsito, ainda mais com uma criança no colo ou solta pelo carro, mas e se acontecer? Já se perguntaram isso? Não estamos livres, você ou o condutor do seu carro dirige com toda atenção e devagar, mas e o outro condutor? Acidentes acontecem! E se um bêbado passar pelo seu caminho? Se o condutor perder o controle do carro? Se um cachorro atravessar na frente do carro? São alguns exemplos para se pensar e refletir. Outra coisa para se refletir, adianta deixar as crianças sentadas nas cadeirinhas e nos bebês conforto, mas sem o uso correto do cinto de segurança? Irá proteger seu filho em um acidente?

Conversando com algumas mães sempre escuto a mesma coisa: “coitadinho do meu filho, sempre que coloco ele no bebê conforto ou na cadeirinha ele chora e chega até a perder o folego!” Mas é lógico, ele já se acostumou? Não! Porque todas as vezes que ele chora, você o pega no colo ou solta da cadeirinha, então como irá se acostumar? Será que os pequenos preferem ficar no colo ou ficarem presos no bebê conforto ou cadeirinha? A resposta é simples.

As crianças devem ser acostumadas desde cedo ao uso desse acessório que salva vidas, na verdade já sair da maternidade no bebê conforto. No início será difícil, terá chororô sim, mas depois acostuma. Vamos ser fortes mamães e proteger nossos bens mais preciosos. Nada adianta conversar com os filhos, explicar que é importante sentar no bebê conforto e na cadeirinha, se no primeiro momento de choro você soltar seu filho. Sabe o que ele irá aprender com isso, que basta ele chorar para que possa tudo. Também não vale falar para a criança que o cinto de segurança é importante, que serve para protegê-lo, se você mesma não usa. Seja o exemplo para seu filho.

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia e Patologia Clínica

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *