Home / Saúde / Atibaia participa de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti

Atibaia participa de mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti

Prefeitura reforça importância da colaboração de todos para o combate ao mosquito

Na próxima semana a Prefeitura da Estância de Atibaia participará da Semana Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, que além da Dengue transmite também a febre Chikungunya e a doença aguda causada pelo vírus Zika. A ação, que vai de 26 a 30 de novembro, contará ainda com o Dia D na sexta-feira (30), data em que também acontecerá vacinação contra a Febre Amarela no Coreto da Praça do Mercado, das 9h às 11h.

No período, haverá uma mobilização nacional de quatro pastas do Governo Federal – Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social – conclamando a todos do poder público municipal, sociedade civil, entidades privadas, parceiros da saúde e a população em geral para uma ação conjunta. A proposta é promover uma grande varredura para retirada e eliminação de criadouros e orientar a população para que dedique o sábado como o dia de combate aos focos do Aedes.

Em Atibaia, a Secretaria Municipal de Saúde programou diversas ações e atividades para a Semana de Mobilização. Será realizado um mutirão com os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no bairro do Jardim Imperial. Além disso, o Cata-treco da Saae estará disponível na região durante a sexta-feira (30), quando ocorrerá o Dia D.

O Poder Executivo também planejou orientação dos fiscais da Vigilância Sanitária em alguns estabelecimentos; palestra e roda de conversa para associações comunitárias, comerciais, educacionais e órgão ambientais; orientações em grupos religiosos; orientação para os profissionais de limpeza urbana (varrição de rua); e o combate ao Aedes aegypti como pauta na reunião do Conselho Municipal de Saúde, tornando os conselheiros e participantes multiplicadores na ação de controle ao mosquito.

No dia 27, às 9h, no Centro Comunitário do Itapetinga (Av. Santana, nº 2900, Itapetinga), acontece uma roda de conversa sobre o tema, aberta a toda a comunidade. Segundo a Secretaria de Saúde, também está nos planos resgatar as brigadas do município conforme o Decreto nº 62.130, de 29 de julho de 2016, que determina que: “todo órgão público deve constituir Brigada de Combate ao Aedes para manter a vigilância e o controle do Aedes Aegypti nos seus imóveis”.

A Prefeitura conta com a colaboração de toda a população e pede para que, após a identificação dos funcionários do Executivo, os munícipes permitam a entrada dos agentes em seus imóveis para vistoria e orientação, ressaltando que serão observados apenas os possíveis criadouros.

Cuidados em casa
A orientação é para que cada munícipe reserve pelo menos 15 minutos de sábado para fazer a vistoria em toda a sua casa (quintal, varanda, laje e inclusive o interior) à procura de pontos de acúmulo de água. Para combater o risco é necessário eliminar os criadouros ou modificá-los, impedindo que sirvam para a proliferação do mosquito.

Os locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos e que devem ser checados são: ralos, vasos sanitários de pouco uso, piscinas, caixas d’água, calhas, bandejas de ar-condicionado e de geladeira, pratinhos de plantas, os próprios vasos, garrafas PET e de vidro, baldes, saquinhos plásticos, pneus e lonas.

Recomenda-se também que os moradores coloquem areia nos pratinhos de planta; mantenham garrafas sempre viradas para baixo; guardem pneus em locais cobertos; joguem no lixo todo objeto que possa acumular água parada e verifiquem se a caixa d’água está bem fechada.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *