Home / Esportes / Adrenalina já está nas alturas com o Duelo de Motos em Atibaia

Adrenalina já está nas alturas com o Duelo de Motos em Atibaia

Pilotos reconheceram a pista e iniciaram os treinos livres na quinta-feira (31);
Treinos oficiais acontecem nesta sexta (1), classificatórias no sábado (2) e finais no domingo (3)

Um show de emoção capaz de levar a adrenalina às alturas. Assim é a maior competição de Motocross Estilo Livre (FMX) do Brasil, o Duelo de Motos, que já teve início em Atibaia. Na quinta-feira (31), dia de treinos livres, nove pilotos se revezaram para conhecer as rampas e sentir a dificuldade do desafio que terão pela frente. O evento, com entrada franca durante todos os dias, acontece na pista especialmente construída para a competição, na Arena do Centro de Convenções, e segue até domingo (3), data da grande final, que terá transmissão ao vivo da Rede Globo, durante o Programa Esporte Espetacular. Os treinos oficiais são nesta sexta-feira (1) e as classificatórias no sábado (2).

Oito pilotos disputarão o título: o americano Brian McCarty; Fred Kyrillos (São Paulo/SP); Gilmar Pereira Flores – Joaninha (Sinop/MT); Marcelo Simões (Herculândia/SP); Nicolas Ferreira (Sinop/MT); Claudio Rocha (Fortaleza/CE); Diego Djamdjian (São Paulo/SP) e Jonilson “Kiko” Silva (Boa Vista/RR). Portanto, o público terá a oportunidade de prestigiar alguns dos melhores atletas da modalidade em ação.

Na tarde de quarta-feira (30) o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, esteve na Arena do Centro de Convenções acompanhando os últimos detalhes e ajustes para a competição. “O Duelo de Motos é uma excelente oportunidade para divulgação de Atibaia e seus atrativos turísticos, com grande repercussão positiva para o município”, salientou. “Os hotéis estão cheios, ainda há muita gente de férias na cidade, que está movimentada e ansiosa para receber mais uma vez esse evento. Assim como em 2017, Atibaia vai realizar uma bela festa. E todos estão convidados a participar”, destacou.

A competição tem como objetivo fomentar e propagar no município a prática esportiva da modalidade, além de divulgar o nome de Atibaia. O Duelo de Motos é uma realização da OnSports, do Instituto Apoio e da Rede Globo, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia.

Piloto de Atibaia na competição
A edição deste ano do Duelo de Motos tem um motivo de orgulho a mais para Atibaia: a participação do piloto Tatá Pelegrino como alternante. A necessidade de um piloto alternante (aquele que substitui outro atleta em caso de lesão ou desistência) se dá pelo fato de que a competição é em formato de duelo. Diferentemente das disputas tradicionais, em chave aberta, no Duelo de Motos as competições acontecem em um sistema “homem a homem”, no qual dois pilotos se enfrentam diretamente e somente o vencedor de cada embate segue para a fase seguinte.

Aos 23 anos, Tatá Pelegrino começou no motocross cedo, com apenas oito anos de idade. Na modalidade Estilo Livre, no entanto, sua carreira é recente. “Faz seis meses que comecei a praticar o FMX. Tenho me dedicado ao máximo e estar nessa competição, entre nomes que são referências para mim, é fantástico”, conta o atleta que carrega na bagagem títulos como campeão Interestadual de Motocross, Copa São Paulo e figura no Top 10 da modalidade no país.

Avaliação
Para garantir uma boa pontuação, os atletas precisam elaborar uma rotina de manobras desafiadoras, que leve em conta o grau de dificuldade, a extensão dos movimentos e a forma como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos durante o tempo disponível para cada apresentação.

De acordo com o árbitro e consultor técnico da pista, Guilherme Gaino, esses detalhes serão avaliados por um grupo de especialistas na modalidade e todos os aspectos apresentados serão considerados na nota final de cada participante. “O quadro de juízes é composto por profissionais do meio e pilotos veteranos, com anos de experiência no esporte e hoje já afastados das competições”, salienta.

O consultor também esclarece que os tipos de manobras, o grau de dificuldade e a maneira como elas são executadas compõem grande parte da nota, mas a avaliação vai além disso. “Detalhes como o controle do piloto sobre a motocicleta, seu posicionamento e a maneira como ele inicia e finaliza um salto são pontos extremamente relevantes e que, considerando o alto nível técnico de todos os participantes, podem garantir um lugar no duelo final, ou não”, explica.

SERVIÇO:
Duelo de Motos: 2ª edição do evento em Atibaia, com entrada franca todos os dias
Local: Arena do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”
Endereço: Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Parque das Águas, Atibaia-SP
Datas e horários:
– Sexta-feira, dia 1º de fevereiro: Treinos oficiais – Das 9h às 12h e das 14h às 17h
– Sábado, dia 2 de fevereiro: Classificatórias – Das 9h às 13h30
– Domingo, dia 3 de fevereiro: Grande Final | Transmissão Ao Vivo – TV Globo – A partir das 9h

 

About redação

Check Also

Modalidades esportivas gratuitas retomam atividades em Atibaia

São cerca de 40 atividades voltadas para crianças, adultos, idosos e PCDs A Prefeitura de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *