Home / Cidade / Prefeito de Atibaia anuncia desapropriação do Casarão Júlia Ferraz

Prefeito de Atibaia anuncia desapropriação do Casarão Júlia Ferraz

Posse do imóvel possibilita que a Prefeitura realize a recuperação do prédio que há anos apresenta problemas estruturais e risco de desabamento

O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, anunciou nesta segunda-feira (11), durante coletiva de imprensa no Auditório do Fórum Cidadania, a publicação de um decreto de desapropriação do Casarão Júlia Ferraz, um dos principais patrimônios culturais e históricos de Atibaia, localizado no Centro da cidade.

O Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, mais conhecido como Casarão Júlia Ferraz, foi construído no século XVIII e, em virtude de problemas estruturais e risco de desabamento, recebeu em 2014 escoramento emergencial custeado pela Secretaria de Estado da Cultura, com aprovação do CONDEPHAAT.

Por ser uma propriedade particular a Prefeitura não pode realizar as manutenções necessárias de preservação e manutenção do imóvel, por isso, vem propondo há anos, junto à associação formada por familiares e herdeiros da família Ferraz, uma solução legal para que o Poder Público possa aportar recursos na recuperação e liberação do prédio.

Diante das diversas tratativas e percebendo a dificuldade por parte da associação em fazer a captação de recursos para a recuperação do imóvel, não restou outra alternativa ao Poder Executivo senão decretar a utilidade pública do prédio, com a finalidade de desapropriá-lo e integrá-lo ao patrimônio municipal, viabilizando a necessária revitalização e evitando riscos de maiores problemas estruturais.

“A Prefeitura está tomando essa atitude antes que o prédio caia, antes que uma chuva, uma infiltração, ou qualquer outro tipo de problema, possa levar a uma situação pior do que a vivenciada atualmente. Com todo respeito aos esforços que estão sendo dispensados pela família, pela associação, mas o Poder Público necessita tomar uma atitude para garantir a segurança da população e preservar um patrimônio que é de importância para a cidade e para a família”, concluiu o prefeito.

Durante a coletiva o prefeito esclareceu que caso a associação consiga viabilizar a captação de recursos para revitalização do prédio por meio de leis de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet ou o ProAc, antes de a Prefeitura ter realizado qualquer intervenção no imóvel, poderá revogar o decreto de desapropriação.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *