Home / Cidade / Estacionamento da Rua José Lucas está temporariamente liberado

Estacionamento da Rua José Lucas está temporariamente liberado

Obras de revitalização da via central aguardam validação de projetos
e deverão ser retomadas a partir do dia 20 de maio,
momento em que o estacionamento será proibido de forma definitiva

As vagas de estacionamento da Rua José Lucas estão temporariamente liberadas. A via vem passando por um processo de reurbanização desde junho do ano passado e enquanto a Prefeitura aguarda validação de projetos junto à Elektro e providencia ajustes técnicos, voltou a permitir o estacionamento de veículos de forma temporária, até o reinício das obras.

A previsão é de que no dia 20 de maio os serviços de revitalização da via sejam retomados, momento em que o estacionamento ao longo da Rua José Lucas será proibido de forma definitiva, conforme decisão sobre a restrição permanente para estacionamento compactuada entre Poder Público Municipal, comerciantes e Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

A Administração Municipal se reuniu com comerciantes e moradores da região para discutir o projeto de revitalização da Rua José Lucas, especialmente a questão da proibição permanente de estacionamento.

Como já pontuado junto à comunidade, o Poder Executivo volta a esclarecer que a proibição de estacionamento na Rua José Lucas atende a um critério técnico da Elektro: há uma tubulação subterrânea com fiação embutida ao longo da via, condição que já era suficiente para inviabilizar o estacionamento de veículos no local e que foi sanada com a extinção das vagas.

Não bastasse esse impedimento, o projeto de revitalização em andamento ainda será responsável por embutir a fiação exposta, hoje, nos postes. Assim, em função dos requisitos técnicos apresentados pela Elektro, a proibição de estacionamento ao longo da Rua José Lucas terá que ser mantida durante e também após as obras, ou seja, será uma restrição definitiva.

Vale lembrar que a revitalização da Rua José Lucas foi discutida junto à população no âmbito do Comtur (órgão paritário composto por membros do Poder Público e da sociedade civil organizada), que aprovou o projeto proposto. A discussão e aprovação são requisitos para obras que contam com recursos do Dadetur, por isso a Prefeitura realizou diversos encontros junto ao Comtur, todos registrados em atas e documentos oficiais, e também se reuniu com comerciantes e moradores da região a fim de debater a proposta, coletar subsídios para a sua execução e esclarecer dúvidas dos munícipes.

Via histórica
A Rua José Lucas é uma das vias históricas mais importantes de Atibaia, contando inclusive com diversos prédios tombados, como as igrejas do Rosário e Matriz, o Centro Cultural André Carneiro e o Casarão Júlia Ferraz. Dessa forma, a Administração Municipal, em respeito à memória do município, preparou um projeto que resguarda o patrimônio e as tradições da cidade recuperando características antigas e, ao mesmo tempo, que atende à necessidade de revitalização urbana e paisagística da região, com embelezamento, otimização e melhor aproveitamento da via e dos espaços públicos existentes em toda a sua extensão.

O projeto
A revitalização da Rua José Lucas tem o propósito de embelezar e resgatar a identidade histórica do Centro. Diversas benfeitorias já podem ser observadas na região: intervenções na infraestrutura e paisagismo da Praça Claudino Alves (Praça da Matriz) e de seu entorno; implantação de novo coreto; melhorias no calçamento das praças, tanto em frente à Igreja da Matriz quanto ao lado do Centro Cultural André Carneiro; instalação de novos postes de iluminação ornamental e canteiros; e construção de uma espécie de playground, com brinquedos e espaço de lazer para as crianças (também ao lado do Centro Cultural André Carneiro).

Das benfeitorias já realizadas, destaque para a implantação do coreto, a exemplo do que já existiu na região antigamente, retirado em 2009. A população reivindicava a instalação de um novo coreto e a Administração Municipal, em respeito à memória do município, atendeu a esse pleito dos moradores.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *