Home / Variedades / Revitalização do Parque da Grota Funda pretende viabilizar o turismo ecológico em Atibaia

Revitalização do Parque da Grota Funda pretende viabilizar o turismo ecológico em Atibaia

Maior facilidade no acesso e novas estruturas de uso público fazem parte das obras contempladas por meio de convênio entre Prefeitura e DADETUR

Muito utilizado por pesquisadores e comunidade acadêmica para fins de pesquisa científica e de campo, o Parque Natural Municipal da Grota Funda vai passar por revitalização para que o turismo ecológico também seja parte de suas atividades. O convênio nº 163/2018 firmado entre a Prefeitura Municipal e o DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, contempla serviços de infraestrutura e pavimentação, além de serviços de obras de edificações no Parque.

A revitalização e manutenção das estradas relacionadas ao convênio envolvem a pavimentação de 3 trechos da Avenida Santana, localizados fora do território do Parque e considerados os mais críticos para o acesso à Grota Funda. Já na área interna do Parque será feita a manutenção da estrada que dá acesso à sede. É importante ressaltar que as estradas internas do Parque da Grota Funda vão receber serviços de melhoria em suas vias, tratamento para o leito da estrada e reforço na compactação e intervenção de drenagem e não pavimentação, respeitando a característica ambiental do parque enquanto Unidade de Conservação.

A reforma e ampliação das edificações, que está em fase de aprovação dos projetos executivos, compreende a reforma da casa sede e construção de anexo para apoio ao visitante, com auditório para realização de atividades de educação ambiental e capacitação. Construção de sala de monitoramento, portal de acesso para controle da entrada no parque, construção de viveiro escola para plantio de mudas. Também está prevista a instalação de caixa d’água e sala de equipamentos de combate a incêndios florestais.

Com quase 250 hectares de Mata Atlântica preservada, o Parque Natural Municipal da Grota Funda é uma importante Unidade de Conservação (UC) de proteção integral. As UC’s são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitat e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

As melhorias na pavimentação de acesso, a reforma da sede existente, a restauração dos atrativos turísticos e a implantação de novas estruturas de uso público pretende viabilizar o turismo ecológico no Parque, que é uma das finalidades desta categoria de Unidade de Conservação, além do desenvolvimento de ações de educação ambiental, pesquisas e conservação da biodiversidade.

Visitação
No momento, o agendamento é feito diretamente com a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente (CEMA), responsável pela gestão do parque, por meio do telefone (11) 4418-7800 (Opção 1). O atendimento e acompanhamento de pesquisadores e visitantes nas dependências do parque é realizado pela equipe técnica da OSCIP Simbiose, que trabalha de forma efetiva para a preservação do parque, além da qualidade e segurança nas visitas.
Após a reforma, com a implantação de guarita na entrada do parque, será estabelecido o horário de visitação e pretende-se manter no local, monitores ambientais capacitados para atender os visitantes.
A partir do início das obras de revitalização o tempo contratual para o término da reforma é de 5 meses.

 

About redação

Check Also

Atibaia anuncia linha de crédito Empreenda Mulher do Banco do Povo

Empreendedora interessada deve entrar em contato com um agente do Banco do Povo; em 2023, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *