Home / Cidade / Desfile Cívico homenageia Atibaia pelos seus 354 anos

Desfile Cívico homenageia Atibaia pelos seus 354 anos

Celebrações pelo aniversário da cidade teve ato oficial na manhã desta segunda-feira (24)

Em comemoração a data oficial do aniversário de Atibaia, aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) o tradicional Desfile Cívico, realizado na Avenida da Saudade, em frente ao Paço Municipal. Autoridades, convidados e população prestigiaram um grande número de associações, grupos, entidades e forças de segurança, numa integração entre diversos segmentos sociais.

O evento teve início com o ato cívico de hasteamento das bandeiras e execução dos Hinos Nacional e de Atibaia, pela Corporação Musical 24 de Outubro. O Executivo Municipal estava a postos com a presença do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Simone Cardoso; do vice-prefeito Emil Ono e sua esposa Tamy Ono; além de todos os secretários e coordenadores de governo.

Vereadores, convidados e autoridades também participaram da cerimônia, entre eles: o Ten. Cel. Arthur Veloso Júnior – Comandante da 3ª Cia da BPMI, Cap. Wanderley Turolla – Comandante da 3ª Cia da PM, Leonel Pomar – Inspetor da PRF, João Cardoso – Chefe Operacional da PRF, Dr. Elton Costa – Delegado da Polícia Civil, Dr. Sebastião Alves de Oliveira – Delegado da Polícia Civil, Padre Ricielli e o ex-deputado federal Roberto Santiago.

Em discurso, Saulo falou sobre os avanços que vem acontecendo em Atibaia, fruto de muito planejamento e trabalho ao longo dos seis anos de governo. “Consolidamos a transição da antiga cidade dormitório, pouco desenvolvida, dividida e desequilibrada socialmente, para uma cidade que começa a se destacar como protagonista no processo de desenvolvimento regional, porque se propôs a equacionar problemas históricos de infraestrutura e promover justiça social, com equilíbrio nos investimentos em toda a sua extensão”, afirmou.

O chefe do Executivo também destacou o trabalho desenvolvido pelo governo em diferentes áreas, além de ressaltar a importância do trabalho conjunto: “continuaremos, juntos, poder público e sociedade civil, vencendo com garra e energia todas as dificuldades, porque somos movidos pelos mesmos ideais e pelo amor incondicional à nossa cidade”, acrescentou.

Em continuidade ao evento, a primeira entidade a desfilar foi a APAE, seguida pelo Conselho Municipal do Idoso, Atibaia Ativa e Programa Raimunda Moura, Clube de Adestramento de Cães de Atibaia e as Creches Comunitárias Asa, Antônio da Costa Vicente, Beija-flor, Sonho Meu, Pedacinho do Céu, Clara Maria, São Felipe, Pingo de Ouro, Nova Geração, Raio de Sol, Mãe Natureza e Paraíso I e II. Na sequência desfilaram SADS, Grupo de Escoteiros Pedra Grande, Clube de Desbravadores e Aventureiros Kids Pedra Grande, Dr. Atipalhaços, Congadas, Coordenadoria Especial da Mulher, CRECI, Faminha Imperial, convênios e associações da Secretaria de Esportes, Projeto Curumim e Faminha Centro. Já o Grupo dos Motociclistas, Tribaia, Cobras Jipeiros, Clube do Fusca e Associação de Automóveis Antigos Especiais deram sequência ao evento.

Finalizando o desfile entraram as forças de segurança, com o Pelotão da Guarda Civil Municipal, Guarda Civil Municipal, SAMU, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Frota Municipal. As honras de encerramento ficaram a cargo da Fanfarra Municipal de Atibaia.

 

Leia o discurso na íntegra:

É com muita alegria que nos reunimos aqui para celebrar os 354 anos da nossa querida Atibaia. Uma cidade rica por sua história, mas que hoje também transpira modernidade e inovação.

Ao chegar ao penúltimo ano do meu mandato, como o 45º prefeito de Atibaia, quero começar agradecendo a todos os que me antecederam e que deixaram suas contribuições para que chegássemos até aqui. Afinal, a história é uma trama que tecemos fio a fio.

Tenho dito nos eventos da cidade que já estou abrindo o livro pela capa do fundo. Uma brincadeira para me referir a um fato que inevitavelmente me emociona: me aproximar do fim desta missão que o povo de Atibaia me conferiu por duas vezes através do voto.

Olhando para trás e refletindo sobre tudo o que conseguimos realizar nesses seis anos de governo, acredito ter ajudado não só a escrever alguns capítulos desta história, como também a inaugurar uma nova era para Atibaia.

Uma era em que consolidamos a transição da antiga cidade dormitório, pouco desenvolvida, dividida e desequilibrada socialmente, para uma cidade que começa a se destacar como protagonista no processo de desenvolvimento regional, porque se propôs a equacionar problemas históricos de infraestrutura e promover justiça social, com equilíbrio nos investimentos em toda a sua extensão.

Sou filho de comerciante e vivi as mesmas angústias que a população em geral vive em relação ao poder público, o que fez com que eu jamais perdesse a capacidade de me colocar no lugar das pessoas para entender os problemas que elas enfrentam no dia a dia. Problemas que podem e devem ser amenizados com a ação de uma prefeitura comprometida com o cidadão.

Nesses anos todos buscamos governar em parceria com a população, ouvindo e tentando atender todos os setores da sociedade, desde o empresário mais bem sucedido, com potencial de gerar emprego e renda, ao trabalhador menos favorecido.

Levamos asfalto, moradia digna e infraestrutura para regiões que por muito tempo ficaram esquecidas.

Viabilizamos uma parceria público privada que está conduzindo o município a um processo de universalização do tratamento de esgoto e iremos dobrar a capacidade de abastecimento de água na área urbana com a ampliação da estação de tratamento central.

Presenteamos nossa cidade com obras importantes de mobilidade urbana, proporcionando maior fluidez no trânsito e melhores acessos para os bairros.

Obras que contemplaram projetos paisagísticos que também trouxeram mais beleza, flores e alegria, como a nova entrada da cidade, fazendo jus ao nome que Atibaia carrega pelo país afora.

Com a duplicação da Jerônimo de Camargo estamos realizando a maior obra de mobilidade urbana dos últimos tempos, que agregará mais valor e qualidade de vida em toda a sua extensão, atraindo novos empreendimentos e comportando a primeira ciclovia da nossa história.

Fizemos grandes obras, mas também investimos no que é rotina. A limpeza, a manutenção, o cuidado com a cidade e com a nossa gente.

Investimos no turismo, um setor que gera emprego e renda e divulga o nome de Atibaia para todo o brasil. E estimulamos a vocação logística de Atibaia para atrair mais empresas.

Estamos trabalhando para aliar segurança ambiental ao processo de desenvolvimento do município, atualizando leis importantes de planejamento e de preservação dos nossos recursos, como o plano diretor, garantindo que nossos filhos também tenham o privilégio de viver a plenitude das nossas belezas naturais.

A tecnologia hoje nos permite abrir vários canais de diálogo permanente com a população e eu fiz questão de usar isso a favor da sociedade, mantendo relação em tempo real com as demandas e imprimindo um ritmo mais eficiente e ágil na resolução dos problemas.

Buscamos referências dentro e fora do país de projetos que efetivamente melhoraram e facilitaram a vida na cidade. E, a partir dessas experiências, tive ainda mais certeza de que estamos no caminho certo, perto de consolidar princípios fundamentais de uma cidade inteligente, onde o cidadão tem uma relação mais próxima com a prefeitura, obtendo informações e resoluções de forma ágil, transparente e eficiente.

Hoje, a tecnologia já tem atuado em benefício dos moradores na segurança pública, por exemplo. Instalamos câmeras inteligentes de monitoramento em todos os acessos, municiando e facilitando o trabalho das forças de segurança que atuam no município, na região e no estado. Uma ação reconhecida como um modelo de eficiência na solução de crimes e que se tornou referência para outras cidades do brasil.

É por esses e outros motivos que tenho convicção de que fizemos muito, apesar do muito que ainda há a fazer. E não posso deixar de falar sobre um desafio que é de todos nós.

Somos a cidade mais favorecida da região do ponto de vista logístico e, sem dúvida nenhuma, econômico também, porque geramos mais emprego, atraímos mais empresas e fomentamos o turismo de forma mais atuante.

Mas podemos nos desenvolver ainda mais, investindo em qualificação profissional, pavimentação de estradas rurais e instalação de equipamentos importantes para o atendimento da população de Atibaia e região, se atrairmos mais recursos do Estado e da União.

Pela estatura que adquirimos enquanto município e pela situação privilegiada da nossa economia, torna-se cada vez mais importante termos alguém, que seja filho da nossa terra, nos representando e lutando por nossa região junto ao governo do estado e ao governo federal, gerando ainda mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos.

Com mais apoio e recursos de fora, teríamos mais fôlego orçamentário para obras grandiosas que estão no nosso planejamento, como o CIEM 2, que já iniciamos, e o hospital municipal, que atenderá com mais qualidade a população de Atibaia e terá capacidade para também absorver a demanda da região.

Afinal, precisamos assumir a responsabilidade do que representamos atualmente no contexto regional, firmando convênios com municípios vizinhos e fazendo com que Atibaia receba recursos pelos atendimentos que rompem as fronteiras da cidade, de forma a tornar mais benéfica uma realidade que já acontece, mas que hoje apenas nos onera.

Apesar de todas as dificuldades que vivemos no dia a dia, frente às crises econômica e política que perduram há anos no país, Atibaia tem se destacado pela velocidade e qualidade do seu desenvolvimento. E isso nos orgulha.

Enquanto o Brasil vive uma crise a cada dia, os municípios sofrem com o descaso, a baixa na arrecadação e os reflexos do desemprego. E Atibaia conseguiu manter o ritmo de crescimento mesmo diante deste cenário.

Por isso tenho orgulho em dizer que foi com muito trabalho, comprometimento e dedicação de toda a nossa equipe que conseguimos construir em Atibaia, ao longo desses anos, um pedacinho do paraíso quase possível na terra, como diz o nosso slogan. Um ponto fora da curva em comparação a outros municípios da região, do estado e do país.

Para que isso continue acontecendo, muitas vezes precisamos ser duros, sacrificando algumas coisas para conquistar outras. Porque foi com essa postura de austeridade fiscal e controle rígido dos gastos que alcançamos objetivos maiores.

Como diz o poeta Antonio Machado, o caminho se faz ao caminhar e, nesta caminhada, tenho certeza que erramos, mas acertamos muito mais. Acertamos porque as grandes decisões sempre foram tomadas ouvindo os diversos setores da nossa sociedade.

Por fim, reforço o meu compromisso com a população em continuar fazendo de Atibaia uma cidade cada vez melhor para se viver. Continuaremos, juntos, poder público e sociedade civil, vencendo com garra e energia todas as dificuldades, porque somos movidos pelos mesmos ideais e pelo amor incondicional à nossa cidade.

Conto com o apoio de todos vocês para continuar esta jornada.

Parabéns Atibaia! Parabéns a todos nós!

 

About redação

Check Also

Ministro da Educação recebe Deputado Saulo Pedroso para discutir implantação do Instituto Federal em Atibaia

Na última terça-feira (20), o Ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu o Deputado Federal Saulo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *