Home / Colunistas / SISTEMAS DO CORPO HUMANO

SISTEMAS DO CORPO HUMANO

O corpo humano é formado a partir de uma organização estrutural que segue a seguinte ordem: nível químico, nível molecular, nível tecidual, nível orgânico e nível sistêmico, que constitui os 10 sistemas formadores do nosso organismo que trabalham em conjunto.

Cada sistema desempenha sua própria função vital, mas todos trabalham juntos para manter a saúde e a eficiência do corpo. Como costumo dizer nas aulas, nosso corpo é como um trem, com um maquinista e vários vagões. Quem representa o maquinista é o sistema nervoso, já que é encarregado de desenvolver, comandar e controlar todas as ações do corpo seja elas voluntárias ou involuntárias. Já os vagões, são representados pelos outros sistemas. E assim como no trem, se um vagão descarrilhar, os demais mais cedo ou mais tarde, também vão descarrilhar e assim funciona nosso organismo, se não tratarmos corretamente de determinada doença, por exemplo, acaba agravando outra determinada área do corpo e assim por diante, até infelizmente não haver mais jeito.

Nosso organismo é como uma máquina que precisa sempre estar em funcionamento e com as devidas “revisões” ou check-ups realizados anualmente.

Como citei acima, todos os sistemas são vitais para nossa sobrevivência, todos se complementam e têm uma participação especial, porém há uma exceção que é o sistema reprodutor/ genital, já que não é necessário para a sobrevivência básica, inclusive pode ser removido cirurgicamente sem ameaça à vida.

Porém tem uma importância enorme, já que é responsável pela continuidade da espécie humana. Vale ressaltar ainda, que a produção de esperma no homem é contínua, enquanto a produção feminina de óvulos é cíclica, ou seja, esse sistema funciona somente durante uma parte da vida das mulheres.

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia e Patologia Clínica
Docente em cursos Técnicos de Análises Clínicas, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *