Home / Colunistas / Outubro Rosa

Outubro Rosa

Estamos iniciando mais um mês e agora com uma campanha em relação ao Câncer de mama. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, ocorrem todo ano mundialmente mais de um milhão de novos casos da doença, o que faz deste câncer o mais comum entre a população feminina e uma das principais causas de morte, inclusive no Brasil. É importante lembrar que apesar de raro, o câncer de mama também pode afetar os homens.

Os fatores de risco podem ser: o excesso de peso; o tabagismo; o alcoolismo; a primeira menstruação em idade precoce; a menopausa após 50 anos; a primeira gravidez após os 30 anos ou mulheres que nunca foram mães; a história familiar, principalmente quando parentes (avó, mãe, tia ou irmã) têm ou tiveram a doença.

O câncer de mama, muitas vezes, apresenta-se como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama, pela sua consistência.

Infelizmente, não há nenhum exame ou tratamento específico que possa realmente prevenir o aparecimento deste câncer. O que se faz é o diagnóstico precoce, ou seja, quanto mais cedo se descobre o problema, melhor resposta ao tratamento e maiores às chances de cura.

As três formas mais eficazes do diagnóstico precoce incluem o autoexame, realizado pela própria mulher e/ou homem, o exame clínico, que é realizado pelo médico e a mamografia (radiografia das mamas). A mulher que possui silicone pode realizar mamografia normalmente, já que a prótese não afeta o procedimento.

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia a cada dois anos. Já entidades médicas – entre elas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) – recomendam que mulheres se submetam ao exame anualmente, a partir dos 40 até os 74 anos. Em casos específicos, como quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes. Para as mulheres que não atingiram a idade sugerida para sua realização, poderão realizar o ultrassom das mamas.

O autoexame deve ser realizado por mulheres e homens; uma vez por mês, de 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, nas mulheres que já não têm menstruação. A pessoa deve ficar de pé na frente do espelho e analisar o tamanho, a forma e a cor das mamas, assim como inchaços, saliências ou rugosidades (semelhantes a casca de uma laranja), além de espremer o mamilo delicadamente e observar se sai qualquer secreção. Este não substitui o exame realizado pelo médico, ou seja, mesmo que a mulher faça seu autoexame mensalmente e não encontre nada, ela deve continuar visitando o/a médico/a regularmente!

 

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia com ênfase em Tomografia Computadorizada e Patologia Clínica
Docente em cursos Técnicos de Análises Clínicas, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *