Home / Colunistas / Novembro Azul

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem os homens.

Seu principal objetivo é conscientizar e encorajar os homens sobre a importância da consulta médica e da realização de exames de rotina, justamente com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes entre os homens e a sua cura é possível graças ao diagnóstico precoce.

A próstata é uma glândula do tamanho de uma ameixa, porém seu tamanho aumenta com o avançar da idade. É localizada abaixo da bexiga, próximo ao reto e na parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Existe um ciclo celular em nosso organismo, onde as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas células. Porém, em alguns casos, acontece um crescimento descontrolado e desordenado dessas células, formando assim os tumores.

O câncer de próstata normalmente cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. Mas em alguns casos, pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, causando o óbito.

Segundo uma estimativa, no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Estudos recentes mostram um maior risco em homens acima do peso e que possuem histórico familiar.

Os sintomas mais comuns são dificuldade em urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, demora em começar e/ou terminar de urinar, entre outros.

Como investigação do câncer são necessários alguns exames, como o exame de toque retal, justamente para o médico avaliar a forma, o tamanho e a textura da próstata. Outra forma de diagnóstico, é o exame de sangue PSA – antígeno prostático específico, mede a quantidade dessa proteína produzida pela próstata no sangue. Níveis altos podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

A biópsia é realizada para confirmação do câncer de próstata. São retirados pedaços pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. É indicada caso seja encontrada alguma alteração no toque retal ou no exame de PSA.

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia com ênfase em Tomografia Computadorizada e Patologia Clínica – Docente em cursos Técnicos de Análises Clínicas, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *