Home / Saúde / Campanha contra o Sarampo acontece nos postos de saúde de Atibaia

Campanha contra o Sarampo acontece nos postos de saúde de Atibaia

É a terceira etapa da campanha nacional que vem sendo realizada desde o ano passado; público-alvo é de crianças e jovens, dos 5 aos 19 anos

A nova campanha nacional de vacinação contra o Sarampo, iniciada em todo o país nesta segunda-feira (10), é a terceira etapa promovida pelo Ministério da Saúde desde 2019, e tem como público-alvo crianças e jovens entre 5 e 19 anos. A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas da faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto. O sábado, 15 de fevereiro foi escolhido como “Dia D”.

Em Atibaia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde realiza a aplicação das doses nas 12 unidades de saúde que possuem sala de vacina, abertos de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. Para o “Dia D”, sábado (15), o funcionamento das mesmas unidades será a seguinte:

Período integral – 8h às 17h:
– UBS Oswaldo Paccini (Centro);
– UBS Antonio de Pádua Alonso (Alvinópolis);
– US Santa Clara (Caetetuba).

Meio período – 8h às 12h:
– USF Majuca Macedo (Portão);
– USF Itapetinga;
– UBS Maracanã;
– UBS Tanque;
– USF Imperial;
– UBS Cachoeira.

Horários diferenciados:
– UBS Rio Abaixo: 8h às 13h;
– UBS Boa Vista: 13h às 17h;
– UBS Usina: 14h às 17h.

A campanha de vacinação é a sequência das outras duas mobilizações realizadas em 2019, que tiveram como público-alvo crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos, realizada em outubro. Para a faixa etária de adultos dos 20 aos 29 anos, a campanha foi realizada em novembro. E, uma quarta etapa está programada pelo Ministério da Saúde para agosto, com imunização para pessoas dos 30 aos 59 anos, avançando em 10 anos a idade vacinal, já que a recomendação pelo Sistema Único de Saúde era de vacinação para pessoas até 49 anos.

Para receber a vacina é importante comparecer com a carteira de vacinação e um documento de identidade. Atualmente, Atibaia conta com apenas 1 caso de Sarampo confirmado, o paciente é um homem de 27 anos não vacinado.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *