Home / Saúde / Prefeitura altera decreto e intensifica ações contra o Coronavírus

Prefeitura altera decreto e intensifica ações contra o Coronavírus

Novo decreto publicado nesta sexta-feira (20) amplia os cuidados e recomendações do Centro de Operações de Emergência COVID-19 em Atibaia

Na última terça-feira (17) a Prefeitura da Estância de Atibaia publicou o Decreto nº 9.128/2020, que criou o Centro de Operações de Emergências COVID-19 (COE) e estipulou, em reforço ao Plano de Contingência, medidas temporárias e emergenciais para conter a propagação e transmissão da pandemia do Coronavírus. No entanto, diante da progressão de casos no Estado de São Paulo e em consonância com as ações adotadas pelos governos Estadual e Federal, a Administração Municipal publicou, nesta sexta-feira (20), o Decreto nº 9.132/2020, alterando o documento anterior e intensificando a atenção e o cuidado com relação ao coronavírus na cidade.

Entre as novas medidas a serem adotadas está a permissão, por prazo indeterminado ou enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública, do teletrabalho (home office) para servidores cujas funções possam ser realizadas por meio eletrônico ou desde que não haja prejuízo das tarefas a serem desempenhadas, com exceção das secretarias de Saúde e de Segurança Pública; e obrigatoriedade, no mesmo período, do home office para todos os servidores com 60 anos ou mais, gestantes e pessoas com câncer em tratamento, desde que suas funções possam ser realizadas por meio eletrônico ou desde que não haja prejuízo das tarefas a serem desempenhadas.

Além disso, o decreto prevê a distribuição física da força de trabalho presencial para evitar a concentração e a proximidade de pessoas no ambiente laboral e a flexibilização dos horários de início e término da jornada de trabalho, em ambos os casos com manutenção das cargas horárias. Segundo o documento, as secretarias e coordenadorias deverão regulamentar e fiscalizar a realização dos trabalhos dos servidores em regime de home office.

O decreto ainda notifica as empresas responsáveis pelo transporte coletivo e as concessionárias de terminais urbanos e interurbanos a promoverem ações que reduzam o risco de transmissão, como evitar aglomerações e higienizar todos os veículos, após cada viagem realizada, limpar constantemente as superfícies de maior contato e disponibilizar álcool gel a todos os usuários.

No âmbito de outros Poderes, bem como no setor privado do município, o decreto recomenda a criação de planos próprios para o combate ao Coronavírus; a suspensão imediata das atividades religiosas que gerem aglomeração de pessoas, salvo mediante transmissão on-line; e a suspensão, a partir deste sábado (21), por prazo indeterminado ou enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública, do funcionamento das academias de ginástica, cinemas, casas noturnas e similares.

Ainda conforme o decreto, agências bancárias, supermercados, farmácias/drogarias, agências de correio e estabelecimentos comerciais que geram concentração de pessoas devem apresentar ações para redução do acúmulo nos horários de atendimento ao público e assepsia, cabendo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico o monitoramento das medidas adotadas.

Novas medidas deverão ser adotadas ainda nesta sexta-feira (20) e um novo decreto – com medidas relacionadas ao trabalho dos servidores e ao transporte coletivo e intermunicipal – deve ser publicado neste sábado (21).

Para acesso a serviços públicos, de forma a evitar o atendimento presencial, a população pode utilizar o Atibaia Sem Papel, sistema disponível no site da Prefeitura. Já para esclarecimento e orientações sobre o Coronavírus, a população pode utilizar a Central Covid através do e-mail centralcovid@atibaia.sp.gov.br , pelo 0800.146.700 ou pelo WhatsApp (011) 9.3000-4076 e (011) 9.8740-0166, todos sob gestão e coordenação do Centro de Operações de Emergência. Também vale lembrar que diariamente o COE está atualizando a situação em Atibaia por meio de um boletim divulgado nos canais oficiais da Prefeitura.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *