Home / Colunistas / COVID-19

COVID-19

A pandemia relacionada ao Covid-19 vem causando preocupação mundial decorrente da rápida propagação da infecção e da gravidade constatada, principalmente nas pessoas com a saúde fragilizada, idosos ou pessoas com comorbidades. Estamos vivendo uma transmissão comunitária, ou seja, que está sendo transmitido entre as pessoas que não foram viajar, sendo que antes era apenas entre as pessoas que haviam viajado para o exterior. Por isso, a importância do isolamento domiciliar.

Com base nas informações disponibilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela comunidade científica, o vírus se espalha quando uma gotícula de saliva toca a mucosa (olhos, nariz e boca), por exemplo, se por acaso alguém tossir ou espirrar perto de você e você tocar em uma gotícula de saliva e depois tocar seu rosto. Além da transmissão ocorrer pelas gotículas de saliva, também pode ocorrer por contato pessoal com secreções contaminadas, como por exemplo, apertos de mãos, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os sintomas podem variar desde um resfriado comum, até um quadro respiratório bastante grave, como uma pneumonia de evolução rápida, semelhante aos casos de influenza. Os pacientes podem apresentar febre acima de 38°C, dor de garganta, tosse ou espirro e dificuldade para respirar. Alguns podem ser assintomáticos, ou seja, não apresentar sintomas. Não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo Covid-19 em comparação com os demais vírus. Por isso, é muito importante que se a pessoa observar qualquer sinal gripal, deva permanecer em casa, só deverá sair caso houver piora e for procurar assistência médica. Importante ainda utilizar as máscaras, para impedir a propagação do vírus.

Importante salientar que máscaras de tecido não são eficientes para a proteção da doença. Caso, haja extrema necessidade e na falta da máscara cirúrgica, deverá ser utilizado o tecido tricoline para confecção das máscaras de tecido.

O que podemos fazer para evitar que haja coexistência do Covid-19 com o vírus da gripe, é se vacinar contra os vírus da gripe H1N1 e H3N2. A vacinação é eficaz na proteção da população e na geração da saúde pública.

O isolamento domiciliar é necessário para diminuir a curva de casos graves, porém a economia também é importante, e uma quarentena prolongada pode causar mais mortes e sofrimento. Mas fica a pergunta, temos a capacidade de testar todos os casos suspeitos e isolar com efetividade? Ou ainda, temos alternativas de tratamento, como nos outros países, equipes protegidas, leitos hospitalares prontos em quantidade suficiente? Devemos sim entender a seriedade da crise e, ao mesmo tempo, entender que a situação é passageira. Estar com a família, cuidar do próximo e avaliar o futuro com cautela são passos extremamente importantes.

Estamos vivendo um momento emergencial onde quem puder ajudar deve ajudar os menos favorecidos, vamos ter mais amor ao próximo, empatia, solidariedade e juntos superar esse grande caos! Se existir empatia e solidariedade, a quarentena será menos difícil para todos. Temos que sair da crise ainda humanos, senão, não valerá a pena sobreviver.

O Ministério da Saúde recomenda:

– Realizar lavagem frequente das mãos e dos punhos (a lavagem deve durar no mínimo 20 segundos e ser realizada com água e sabão), na impossibilidade da lavagem, deve-se utilizar o álcool em gel 70%;

– Utilizar lenço de papel para higiene nasal e descarta-lo logo em seguida;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, já que existem pacientes assintomáticos;

– Evitar contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe/ resfriado;

– Não entrar em casa com as roupas e sapatos que andou na rua;

– As máscaras cirúrgicas só deverão ser utilizadas pelos doentes que apresentem sintomas gripais, pacientes imunossuprimidos e profissionais de saúde que estiverem em atendimento. Deve ser trocada com regularidade.

Maria Júlia Sieburth

– Biomédica – CRBM 32331 – mjsieburth@gmail.com

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *