Home / Cidade / Prefeitura fará nova interdição de ruas do Centro na sexta-feira e no sábado

Prefeitura fará nova interdição de ruas do Centro na sexta-feira e no sábado

Para evitar aglomerações em Atibaia, Executivo novamente estenderá horário de funcionamento do comércio autorizado e interditará vias da região central

A interdição de vias no Centro da cidade para evitar aglomerações no comércio implementada em função do Dia das Mães deu resultado em Atibaia e, por isso, a Prefeitura interditará novamente algumas ruas da região central do município – onde a atividade comercial é mais intensa – nesta sexta-feira (22) e sábado (23), no período das 9h às 17h. Além disso, o Executivo autorizou os estabelecimentos com funcionamento permitido durante a pandemia (conforme Decreto nº 9.138/2020, com suas alterações), desde que observem as regras sanitárias necessárias, a ampliarem o horário de atendimento, liberado das 6h às 22h exclusivamente nesses dias.

As ruas interditadas formam uma área de restrição com início na Rua Dr. Álvaro Correa Lima, seguindo pelas ruas Treze de Maio, Lourenço Franco, João Pires (sentido Centro/terminal rodoviário), Praça Pedro de Toledo, Av. Major Juvenal Alvim e Praça Bento Paes, até o ponto de início. Vale lembrar que: a restrição não atinge veículos pertencentes aos moradores dessa área e demais veículos que estiverem em serviço de segurança, saúde e fiscalização municipal; e que a Zona Azul estará funcionando normalmente nas demais ruas da região central em que há vagas de estacionamento rotativo.

As medidas mais uma vez redefinem a logística de circulação no Centro e de atendimento das atividades comerciais autorizadas, contribuem com o cumprimento das ações de enfrentamento ao Coronavírus – em especial de promover o distanciamento social e de evitar aglomerações – e também amparam comerciantes e empreendedores do município.

Com a interdição das 9h às 17h, a Prefeitura busca reservar esses períodos delimitados em ambas as datas para os usuários do transporte público, com os demais horários disponíveis às pessoas que acessam a região central da cidade por meio de veículos particulares.

Nas datas que antecederam o Dia das Mães (10 de maio), a Administração Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA) observaram impacto positivo gerado pela interdição das vias, com registro de circulação mais espaçada ao longo do dia e pessoas realizando suas compras sem aglomerações, de forma mais segura e confortável. Segundo a ACIA, a restrição de veículos também levou muitos consumidores a optarem pelo serviço de delivery ou encomenda e retirada de mercadorias.

Em pronunciamento nesta terça-feira (19) junto à população em sua página nas redes sociais, o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, salientou o receio da Administração Municipal de que a decisão anunciada pela prefeitura da cidade de São Paulo e pelo Governo Estadual, de antecipar feriados, acabe ampliando a circulação de pessoas em Atibaia (bem como dos demais municípios do interior, além do litoral, sobretudo com proximidade da capital paulista), especialmente na região central, possibilidade que deixa Atibaia em alerta para possíveis aglomerações.

Conforme o chefe do Executivo, a interdição de vias no Centro e a ampliação do horário de atendimento de comércios autorizados durante a pandemia são medidas que buscam diluir a circulação de pessoas na cidade e, dessa forma, preservar a saúde da população.

As medidas estão determinadas pelo Decreto nº 9.184/2020, publicado na Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia edição n.º 2202/2020, de 20 de maio.

 

About redação

Check Also

Tecnologia e Expansão: Central de Monitoramento é ampliada, garantindo ainda mais segurança à Atibaia

O espaço administra a Muralha Digital e monitora o município em tempo real com mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *