Home / Educação / Semana do Brincar propõe a cada dia uma brincadeira diferente

Semana do Brincar propõe a cada dia uma brincadeira diferente

Com o tema “Brincar entre o Céu e a Terra”, Semana do Brincar acontece até 29 de maio e convida adultos e crianças a brincar dentro de casa

A Semana Municipal do Brincar é uma iniciativa da Secretaria de Educação que busca sensibilizar sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças, acontecendo em Atibaia desde 2013. Realizada anualmente, a Semana normalmente promove nas escolas e espaços públicos da cidade atividades lúdicas e de resgate das brincadeiras tradicionais. Neste ano, devido à suspensão das aulas presenciais e eventos coletivos provocada pelas necessárias medidas de isolamento e distanciamento sociais, a Semana está acontecendo de uma forma diferente, convidando adultos e crianças a brincar dentro de casa.

Esta semana foi repleta de brincadeiras como amarelinha, dança das cadeiras, batata quente, elefantinho colorido, estátua e muitas outras e a cada dia uma brincadeira nova é sugerida. A Semana acontece até o dia 29 de maio e os materiais e conteúdos inspiradores para brincar com a criançada durante a quarentena estão disponíveis no site da Prefeitura e na página oficial no Facebook. O tema deste ano, “Brincar entre o Céu e a Terra”, é um convite à imaginação e ao devaneio, conectados ao ser e estar da criança no mundo. A iniciativa faz parte da Semana Mundial do Brincar, coordenada pelo movimento mundial “Aliança pela Infância”, e se tornou política pública em Atibaia com a criação da lei nº 4.468, de 28 de novembro de 2016, que incluiu a Semana no calendário da cidade.

Simples e prazeroso, o ato de brincar é muito mais do que um passatempo divertido. Não é porque as crianças não têm responsabilidades de ordem prática neste momento de pandemia que o que está acontecendo está sendo leve para elas. Os pequenos sentem as tensões e, de alguma forma, percebem a situação. Simples e prazeroso, o ato de brincar é muito mais do que um passatempo divertido. Fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de toda criança, é pelo imaginar e brincar que elas dialogam com o mundo, organizando e lidando com o que está acontecendo. Então, vamos brincar? Que tal brincarmos de cama de gato? Esse jogo muito popular em várias tribos do mundo é a brincadeira de hoje e você descobre como jogar no link.

About redação

Check Also

Alunos da rede municipal medalhistas em olimpíadas de matemática recebem premiação da Prefeitura de Atibaia

87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam premiação em evento nesta quinta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *