Home / Cidade / Região avança para Fase Amarela, mas Atibaia continua com regras próprias

Região avança para Fase Amarela, mas Atibaia continua com regras próprias

Medidas em vigor na cidade desde o dia 3 de agosto continuam valendo, com funcionamento escalonado do comércio e ampliação do horário de atendimento

Nesta sexta-feira (7) o Governo do Estado anunciou o avanço da Divisão Regional de Saúde de Campinas, da qual Atibaia faz parte, para a Fase Amarela do Plano São Paulo. A modificação para a fase menos restritiva do plano de flexibilização estadual, no entanto, não altera o protocolo próprio adotado pela Prefeitura, que determinou novas regras de funcionamento para o comércio da cidade por meio do decreto 9.268, publicado em 31 de julho, em vigor desde o último dia 3.

A administração municipal autorizou que os estabelecimentos comerciais voltem a funcionar todos os dias, mas com horários ampliados e diferentes para cada segmento, a fim de evitar aglomerações. Além de do funcionamento escalonado e da ampliação do horário, os estabelecimentos devem respeitar o determinado pelos protocolos sanitários específicos de cada atividade, sendo obrigatórios o uso de máscara, a disponibilização de álcool em gel, a limitação da capacidade, entre outras determinações.

De acordo com o último decreto, as Microempresas Individuais – MEIs, Empresas de Pequeno Porte – EPPs e Microempresas podem funcionar das 7h às 17h e as grandes lojas de departamento têm permissão de funcionamento das 10h às 20h. O setor de serviços pode atender das 9h às 18h, com exceção de salão de beleza, barbearias e similares, que podem funcionar apenas de quarta a sábado.

Bares, restaurantes e similares permanecem autorizados a funcionar de segunda a quinta-feira com atendimento ao cliente mediante entrega de embalagem para viagem, pessoalmente ou pelo sistema “drive-thru”, e de sexta-feira a domingo podem abrir para consumo no local até às 22h, desde que com o limite máximo de 30% de sua capacidade. Lembrando que para aderir ao protocolo de flexibilização e reabrir com 30% da capacidade, os bares e restaurantes devem assinar termo de responsabilidade no qual se comprometem a cumprir todos os protocolos exigidos para garantir a saúde e segurança de clientes e colaboradores.

Quanto às academias de ginástica, podem funcionar com todos os protocolos de saúde já definidos, e as atividades em quadras desportivas de gramado sintético e quadras de tênis podem ser realizadas, exceto as instaladas em clubes multidisciplinares e afins. Atividades religiosas podem acontecer presencialmente somente de sexta-feira, sábado e domingo, ficando restritas a transmissões on-line nos outros dias da semana.

Em constante vigilância e análise da curva epidêmica no município e demais indicadores relacionados ao Coronavírus, a Administração Municipal optou por manter as ações de flexibilização que já haviam sido colocadas em prática para possibilitar a recuperação gradual e cautelosa das atividades econômicas. Entretanto essa flexibilização depende do comportamento da curva epidêmica no município e as regras podem ser alteradas caso seja avaliada a necessidade de adoção de regras mais ou menos rígidas. O momento ainda é de cautela e a orientação é para que a população evite as aglomerações, tomando os devidos cuidados quando for necessário sair de casa.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *