Home / Colunistas / SANGUE

SANGUE

O sangue é um tecido fluido circulante, formado por uma composição de células variadas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas) que ficam suspensas em uma parte líquida, chamada de plasma. É indispensável à vida!

Devido ao fácil acesso através de punção venosa, o estudo do sangue constitui uma importante ferramenta para o esclarecimento dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos em diversas doenças.
O sangue desempenha diversas funções, entre elas: transporte de gases, através dos glóbulos vermelhos; defesa do organismo, através dos glóbulos brancos; coagulação, através das plaquetas e das proteínas plasmáticas; transporte de nutrientes para os diversos tecidos e órgãos; regulação térmica e hídrica do organismo; manutenção do equilíbrio aquoso, ácido-básico e iônico.

O plasma é constituído basicamente por água onde estão dissolvidas substâncias orgânicas representadas principalmente por proteínas (albumina, imunoglobulinas, fatores de coagulação, enzimas, lipoproteínas e proteínas de transporte), lipídios, glicose e sais inorgânicos, principalmente o Cloreto de Sódio.

Os glóbulos vermelhos, também chamados de eritrócitos ou hemácias, compreendem a maioria dos elementos figurados apresentando valores de referência entre 3,9 a 5,3 milhões por mm³ dependendo da idade ou sexo. Os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, apresentam características morfológicas especificas e variam de 3.600 a 11.000 por mm³. As plaquetas, também chamadas de trombócitos, que são pequenos elementos importantes na coagulação, apresentam índices variáveis desde 140.000 a 450.000 por mm³ de sangue.

Os órgãos como fígado, medula óssea, baço, timo e linfonodos formam o sistema hematopoético. Este sistema, atua nas diferentes fases de desenvolvimento de uma pessoa, participando da produção, maturação e destruição das células do sangue.

É utilizado o termo volemia quando queremos nos referir ao volume de sangue total que uma pessoa apresenta em seu corpo. Por exemplo, uma pessoa pesando em torno de 60 kg tem em média 4 a 5 litros aproximadamente de sangue no corpo.

A quantidade do volume sanguíneo é muito importante nos casos de doações de sangue, já que um dos requisitos para poder doar é pesar no mínimo 50 kg, sendo assim o volume a ser doado não terá nenhuma repercussão negativa para o organismo, porque está estabelecido que se pode retirar no máximo 9ml de sangue por quilo de peso. Portanto, com 50 kg, ele pode doar uma bolsa com 450 ml, este volume sanguíneo doado não faz a menor falta para o doador já que é reposto rapidamente pelo organismo.

Segundo o Hemocentro de São Paulo, todas as bolsas doadas são testadas para diferentes doenças, assim é garantida a segurança para o doador e aos pacientes que vão receber a doação. Primeiro separa-se o concentrado de hemácias, ou seja, o concentrado de glóbulos vermelhos. Ele é utilizado em pessoas com anemia, que sofreram acidentes ou passaram por cirurgias. Depois, retira-se o concentrado de plaquetas, componente fundamental no tratamento de câncer, nas quimioterapias e nos transplantes. O terceiro componente é o plasma. Embora menos utilizado atualmente, ele é fundamental para alguns problemas de coagulação. O quarto é o crioprecipitado, menos utilizado. Portanto, numa única doação de sangue pode obter quatro componentes diferentes que são utilizados em quatro situações clínicas importantes, ou seja, uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas!

Como ainda não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue.
A doação de sangue nada mais é do que uma vida proporcionando outra vida, além de um procedimento simples, rápido e seguro. Afinal, ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue, de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável. Doe sangue, salve vidas!

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia com ênfase em Tomografia Computadorizada e Patologia Clínica
Docente dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *