Home / Colunistas / Exames laboratoriais para Covid 19. Qual eu devo fazer?

Exames laboratoriais para Covid 19. Qual eu devo fazer?

Existem vários exames que podem diagnosticar o SARS COV-2, o que gera muita confusão na escolha pelo paciente. O ideal sempre é consultar um médico, quem irá orientá-lo de qual o exame correto, por exemplo, para um retorno ao trabalho, viagem ou mais comum, para pacientes que apresentam sintomas. Ao se contaminar, o paciente pode levar de dois a quatorze dias para iniciarem os sintomas da doença. A doença pode ocorrer também de forma assintomática, ou seja, com pouco ou sem sintoma algum. Na grande maioria dos casos, a doença tem se manifestado até o quinto dia após a contaminação.
Cada grupo de exames detecta substâncias diferentes, apresentadas em cada uma das fases da doença:
1ª Fase – Incubação (dia do contágio até, na maioria dos casos 5 dias, podendo levar até 14 dias) – Momento em que a pessoa teve contato com outra pessoa positiva ou com algum objeto contaminado, até o início dos sintomas. Nessa fase, não existe exames que detectem a doença, pois a quantidade de vírus ainda é muito pequena e não detectável.
2ª Fase – Detecção Viral e Antígeno– (Do 1º dia de sintomas até aproximadamente 10º dia do início dos sintomas) – Momento em que se iniciam os sintomas, o vírus já proliferado dentro das células de naso e orofaringe (fundo da cavidade nasal e da boca), consegue ser detectado, após dois ou três dias de sintomas (quanto mais dias se passa, maior a concentração viral e maior a facilidade em detectá-lo com pico no 7º dia do início dos sintomas), através do Exame de PCR-RT para Covid19 (padrão ouro), que detecta o material genético do vírus (RNA) dentro das células de mucosa de naso e orofaringe. Nessa fase, o vírus produz uma substância chamada antígeno, que pode ser detectada pelo exame de Teste Rápido Para Antígeno do Covid19, porém esse teste tem algumas deficiências técnicas, podendo apresentar falsos resultados. Ambos os exames são coletados através de swab (“cotonete”) de fundos de cavidade nasal e boca. Ainda nessa fase, ocorre a primeira produção de anticorpos contra o vírus, que pode ser detectado pelo Exame Sorológico de IgA para Covid19 no sangue, porém pouco utilizado devido à variação de concentração no sangue.
3ª Fase – Detecção de Anticorpos – (Do 9º dia do início dos sintomas em diante) – Momento em que o doente produz, através do seu sistema imune, anticorpos IgM e IgG para tentar combater o vírus. Inicialmente, o Exame Sorológico de IgM para Covid19 detecta esse anticorpo no sangue e na seqüência, o Exame Sorológico de IgG para Covid19. O IgM permanece por alguns dias no sangue e depois desaparece, ficando de forma permanente, apenas o IgG, que pode ser detectado por um longo período de tempo, afim de atestar que aquele indivíduo teve contato com a doença no passado. Para essa fase, existem também os exames de Pesquisa de Anticorpos Totais para Covid19, que detectam a presença de algum dos anticorpos citados acima, sem determinar quais deles são e os Testes Rápidos IgG/IgM para Covid19 (sangue da ponta do dedo ou da veia), que são encontrados nos laboratórios e em algumas farmácias e apresentam altos índices de resultados falsos.
Sendo assim, é de extrema importância a procura do profissional médico, bioquímico ou biomédico capacitado, para que indique o exame correto nas diversas fases da doença, pois o exame realizado na fase errada irá gerar falsos resultados e falsas expectativas, podendo aumentar índices de contaminações no convívio social.

Dr. Carlos Filipe Massoni Garcia
CRFSP 35.273
Graduado em Farmácia-Bioquímica pela USF, pós-graduado em Medicina Tradicional Chinesa pela Uni Sant’Anna, MBA em Gestão Empresarial pela Unifia. Credenciado pela C.E.P.O. em Plasma Rico em Plaquetas, Membro do GTT de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRFSP, Diretor dos Laboratórios Clima e Medite Atibaia, presidente do GIPLAB – Grupo Interior Paulista de Laboratórios.

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *