Home / Cidade / Prefeitura de Atibaia atualiza Plano de Contingência para emergências

Prefeitura de Atibaia atualiza Plano de Contingência para emergências

Estratégia é agilizar monitoramento, alerta e resposta a desastres relacionados a inundações e deslizamentos de grande impacto

A Prefeitura da Estância de Atibaia reeditou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos, hidrológicos ou meteorológicos no município. Essa é a 5ª edição do plano, sendo o primeiro do ano de 2013.

A estratégia é agilizar os aspectos referentes ao monitoramento, alerta, alarme e resposta a situações de emergências, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes.

No plano, a Defesa Civil especificou cenários de risco para alagamentos em diversos bairros e loteamentos de Atibaia, com resumo histórico, fatores contribuintes, evolução e possibilidade de monitoramento e alerta, resultados estimados e componentes críticos de cada local. Todas as Secretarias e Coordenadorias da Administração Municipal e a SAAE – Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – estão envolvidas no projeto de ação.

Devido ao excesso de chuvas, Atibaia sofreu com inundações de grande porte durante os verões de 2009, 2010, 2011, 2013, 2016 e 2017. No ano de 2016, além dos problemas relacionados às chuvas, o município foi atingido por um tornado que devastou a comunidade 3 Pistas, no bairro do Tanque, sendo declarada situação de emergência nestes eventos. O município também enfrentou e enfrenta problemas com deslizamentos de pequeno porte, em sua maioria causados por intervenções humanas realizadas sem os devidos critérios técnicos.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *