Home / Cidade / Defesa Civil alerta sobre transbordamento do Rio Atibaia

Defesa Civil alerta sobre transbordamento do Rio Atibaia

Cidade registrou 76 mm de precipitação no temporal de ontem;
Índice representa ¼ das chuvas esperadas para o mês de janeiro

O temporal de ontem (13), associado às fortes chuvas dos últimos 3 dias, provocou o transbordamento do Rio Atibaia, causando inundações e enchentes nos bairros do Guaxinduva, Parque das Nações, Jardim Kanimar e Caetetuba. Apenas ontem, durante um período de 8 horas, foi registrado índice pluviométrico de 76 mm, o equivalente a ¼ do que era esperado para o mês de janeiro. As chuvas intensas também provocaram quedas de árvores e deslizamentos nos bairros do Tanque, Boa Vista e Cachoeira. Apesar dos transtornos causados pelo temporal em diversos pontos da cidade, a Defesa Civil informa que não houve ocorrências de feridos, desabrigados e desalojados.

A Defesa Civil alerta a população que vive nas áreas ribeirinhas para o risco de novas inundações, pois ainda são esperadas chuvas fortes nos próximos dias, ainda que não com a mesma intensidade da que aconteceu ontem. Como o nível do rio ainda deve subir mais nas próximas 48h, a Defesa Civil orienta para que as pessoas acompanhem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo e se protejam de eventuais impactos decorrentes de tempo severo.

A Prefeitura conta um Plano de Contingência preparado, com equipes de sobreaviso para prestar serviços de socorro e recuperação em caso de necessidade. A Defesa Civil, responsável por coordenar e supervisionar as ações de resposta a emergências e desastres relacionados a eventos naturais, continuará o trabalho de monitoramento do nível do rio Atibaia e dos índices pluviométricos, atendendo a emergências pelos telefones 199, 4402-7414 e 4411-5108. O atendimento funciona 24 horas.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *