Home / Polícia / Muralha Digital de Atibaia garante prisão de quadrilha que roubava caminhões na região

Muralha Digital de Atibaia garante prisão de quadrilha que roubava caminhões na região

Centro de Operações e Inteligência é capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes ao comportamento dos veículos na cidade

O sistema de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência – COI, considerado o “cérebro” da Muralha Digital de Atibaia, garantiu às forças de segurança pública a identificação e prisão de uma quadrilha que atuava no roubo de caminhões em toda a região. Conforme investigação da Polícia Civil de Atibaia, o grupo, da Zona Leste de São Paulo, é suspeito de roubar ao menos sete veículos nas rodovias Dom Pedro e Fernão Dias ao longo dos últimos meses.

Na terça-feira (16), dois veículos utilizados nos crimes foram detectados pela Muralha Digital de Atibaia. As equipes de segurança da Guarda Civil Municipal e das polícias Civil e Militar foram acionadas pelo COI e conseguiram abordar os criminosos. Na operação foram apreendidos bloqueadores de sinal usados pelo grupo para despistar as empresas de segurança dos caminhões. Três homens foram presos e responderão por roubo e formação de quadrilha.

O Centro de Operações e Inteligência de Atibaia é capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes ao comportamento dos veículos na cidade. Ele começou a ser implantando no final de 2017, quando as primeiras câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR – Optical Character Recognition, em inglês) da Muralha Digital Sentry iniciaram seu funcionamento.

Hoje, o COI é responsável por operar o sistema da Muralha Digital, com as câmeras OCR, além das câmeras DOMEs do monitoramento urbano. A equipe do COI é formada por guardas civis municipais e quatro policiais militares que integram o efetivo, o que garante cobertura 24 horas no monitoramento do município e agiliza a comunicação entre todas as forças de segurança, além do atendimento das ocorrências.

O secretário de Segurança Pública de Atibaia, Décio Mora, ressalta que a empresa que opera o sistema de monitoramento em Atibaia também está em quatro estados brasileiros e em 55 municípios, e que os sistemas de todas as cidades estão interligados. Além disso, o secretário salienta que as forças de segurança que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI Atibaia continuam trabalhando juntas por uma cidade cada vez mais segura e que a Guarda Civil Municipal tem intensificado o patrulhamento ostensivo preventivo pelo município, inclusive com ações de equipes especializadas nos bairros.

O prefeito Emil Ono lembra que Atibaia segue atenta a novas tecnologias, em busca de soluções para expandir e modernizar o sistema de monitoramento da cidade – que já contribuiu muito para a redução dos índices de criminalidade no município – e que a Prefeitura vai continuar investindo em Segurança Pública, uma prioridade para o governo.

 

About redação

Check Also

Homem morre após ser alvejado por diversos tiros dentro de carro em Atibaia

Segundo a Polícia Civil, crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), no bairro Parque São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *