Home / Colunistas / COVID-19, VACINAS E EXAMES

COVID-19, VACINAS E EXAMES

A proteção garantida pelas vacinas contra o Covid-19 só é conseguida depois de duas a três semanas após a segunda dose. E esse é o maior problema, já que muitas pessoas têm tomado a primeira dose, já achando que estão protegidas e seguras e com isso, começam a viver normalmente sem a etiqueta respiratória e as proteções recomendadas. E é nesse período que costumam se infectar, então é importante lembrar que essa proteção só ocorre de maneira eficiente depois de duas a três semanas após a segunda dose. Vale ressaltar que mesmo após a segunda dose todos os cuidados devem permanecer, já que infelizmente o ritmo vacinal está lento e ainda faltam diversas pessoas para poderem se vacinar e você continua transmitindo a doença, visto que a vacina serve como prevenção contra os casos graves.

Sobre os testes antes e após a vacinação, conforme recomendação do CDC e da Sociedade Brasileira de Imunização não é recomendado a testagem pré-vacinal, porque não vai fazer diferença alguma se você já teve a doença ou se deve ou não receber a vacina. A indicação da vacina é para todos, mesmo que você já tenha tido a doença, já que funcionará como uma proteção extra para os casos de reinfecção.

Inclusive as pessoas que querem realizar testes pós vacinação, nesse momento não há indicação para isso. Sendo uma orientação oficial, já que essa testagem não é válida. Primeiro a gente não sabe quais são os tipos de anticorpos que realmente são necessários para essa proteção, então você pode dosar lá e ver um valor X, que você não sabe se esse valor X é realmente eficaz para garantir essa neutralização, ou seja, essa proteção relacionada ao vírus. Segundo, uma porcentagem de cerca de 5 a 10% das pessoas acabam por não formar anticorpos dosáveis, aí você realiza o exame, o resultado vem negativo porque você pode fazer parte dessa porcentagem da população que não produz, e achar que você não está protegido. O que está errado, já que isso não significa a não proteção. A nossa imunidade não é só relacionada com anticorpos, porque há tipos diferentes de anticorpos, por exemplo temos os anticorpos neutralizantes e os não neutralizantes. Temos ainda a imunidade celular, a presença de células CD4+ e CD4 8 que também são responsáveis pela nossa defesa. A resposta imunológica é multifatorial e a resposta celular também é fundamental nesse processo.

É importante ressaltar ainda que nenhum teste é 100% garantido, principalmente os testes de sorologia, que costumam ter muitas valhas nos dois lados, principalmente no sentido falso – negativo. A pessoa pode ter tido anticorpos, mas na hora de dosar, acaba vindo resultado negativo sendo considerado, portanto, o falso – negativo.

Outra questão que está gerando muitas dúvidas é em relação a vacinação contra o vírus Influenza (gripe). É necessário respeitar um período de pelo menos 14 dias da vacina de Influenza para poder se vacinar contra o Coronavírus e vice-versa. É importante respeitar esse período entre as vacinas para não ocorrerem conflitos dos efeitos colaterais (caso ocorram) que podem se sobrepor, e também para não haver confusão nas notificações. Inclusive se você está contaminado, a recomendação é que aguarde um prazo de 30 dias a contar do início dos sintomas, ou do início da testagem (caso seu exame tenha positivado e esteja sem sintomas) para poder se vacinar. Essas vacinas têm ações diferentes, ou seja, a da gripe protege contra o vírus Influenza, já a vacina contra o Covid-19 protege contra o vírus SARS-CoV-2.

Continue se cuidando, mantendo a etiqueta respiratória e respeitando os protocolos de segurança. Precisamos nos ajudar e com isso, logo tudo passará.

Maria Júlia Sieburth
CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia com ênfase em TC e Patologia Clínica
Especialista em Anatomia e Patologia Associada
Pós-graduada em Docência do Ensino Superior
Docente dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *