Home / Colunistas / Setembro Amarelo afinal o que é?

Setembro Amarelo afinal o que é?

O mês de Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio mundialmente. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo todo. Os altos índices de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto.
A origem do Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem chamado Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em um carro amarelo no ano de 1994. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.
A tentativa de suicídio pode acontecer entre pessoas de qualquer faixa etária, gênero ou classe social. Um dos alertas importantes são para pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos, em especial quando se trata de depressão, transtorno bipolar, ansiedade, esquizofrenia. Casos de uso de abuso de drogas e bebidas alcoólicas também merecem atenção.
Alguns estudos indicam que idosos acima de 65 anos, podem sofrer com a solidão, sentimento de incapacidade, falta de perspectiva no futuro, levando a ideias suicidas.
Se você estiver passando por um momento difícil e perceber que não consegue lidar com suas angústias e queixas sozinho, busque ajuda. O CVV Centro de Valorização a Vida número: 188 é gratuito e trabalha 24h todos os dias para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. A organização é reconhecida como utilidade Pública Federal desde a década de 1970.
E, ainda poderá buscar ajuda de psiquiatras e psicólogos que são profissionais que poderão lhe ajudar. O psicólogo poderá auxiliar você a lidar com as suas angústias e desenvolver ferramentas para superá-las. Enquanto o psiquiatra poderá indicar o tratamento medicamentoso para combater os sintomas.
Se você precisar, peça ajuda. Você não está sozinho. Somos todos pela vida!
Sou psicóloga clínica e hospitalar, meu consultório fica em Atibaia, e meu instagram é:@psicotaticroth. Atuo com a abordagem terapia cognitiva comportamental, e faço atendimentos a adolescentes e adultos. Possuo experiência de mais de 10 anos na clínica e coordeno os serviços de psicologia hospitalar.

Tatiana R. Croth CRP:06/83214

 

About redação

Check Also

FORMAÇÃO DAS CASQUINHAS DOS MACHUCADOS

Toda vez que ocorrem cortes e sangramentos na superfície de nossa pele é iniciado um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *