Home / Saúde / Prefeitura de Atibaia segue Estado e anuncia flexibilização do uso de máscara

Prefeitura de Atibaia segue Estado e anuncia flexibilização do uso de máscara

Utilização da máscara continua obrigatória nos locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público

A Prefeitura de Atibaia publicará decreto neste sábado (19) que segue decreto do Governo do Estado de São Paulo sobre a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes, com exceção do transporte público – e seus respectivos locais de acesso, embarque e desembarque – e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, onde a utilização da máscara continua obrigatória.

De acordo com decreto municipal, a fiscalização das novas determinações será exercida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança Pública, que poderão trabalhar em conjunto com os demais órgãos de fiscalização e as forças policiais, por meio da aplicação de legislações específicas. O descumprimento das regras gerais e/ou específicas determinadas no decreto implicará na suspensão do alvará de funcionamento, com imediato fechamento administrativo do estabelecimento.

Em determinadas circuntâncias, como sintomas gripais, e para alguns grupos, incluindo imunossuprimidos e pessoas com comorbidades, é fundamental a continuidade do uso da máscara para proteção de si e dos outros.

A flebilização do uso de máscaras em Atibaia foi determinada considerando as atuais condições epidemiológicas e estruturais no município. Na quinta-feira, o governo estadual anunciou decreto, com efeito imediato, que torna opcional o uso da máscara em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada pelo Estado no último dia 9 deste mês.

Segundo o governo estadual, a decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.

Entretanto, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, alertou que o governo não tem problema em retroceder em caso de piora no padrão epidemiológico, como uma variante de preocupação.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *