Home / Cidade / Atibaia está a um passo de receber o título oficial de “Capital Nacional do Morango”

Atibaia está a um passo de receber o título oficial de “Capital Nacional do Morango”

Senado Federal aprovou projeto de lei que concede o título à cidade; medida foi enviada para sanção presidencial

Falta pouco para Atibaia se tornar oficialmente a “Capital Nacional do Morango”. O Senado Federal aprovou na quinta-feira (2) projeto de lei que concede à cidade de Atibaia o título de “Capital Nacional do Morango”. A proposta segue agora para a sanção do presidente da República.

O projeto de lei, apresentado em 2017, destaca que foi em Atibaia que teve início o projeto Produção Integrada de Morango (PIMo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para promover o cultivo com menos agrotóxicos e com mais equilíbrio do ecossistema. O município contabiliza ainda produtores detentores do Selo Brasil Certificado: Agricultura de Qualidade, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atesta a qualidade da produção.

Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia é uma das maiores produtoras de morango do país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta. Na cidade são produzidas as variedades Camino Real, Camarosa e San Andreas. De acordo com o projeto, com a concessão do título de “Capital Nacional do Morango” Atibaia poderá alcançar uma maior divulgação desse alimento e aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consequente consolidação da atividade.

Vale ressaltar que o município promove todos os anos: a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia com o apoio da Prefeitura, no mês de setembro – o evento retorna em 2022 (após cancelamentos em 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19), no período de 2 a 25 de setembro somente às sextas/sábados/domingos e no feriado do dia 7; e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, que neste ano acontecerá nos dias 25 e 26 de junho e 2, 3, 9 e 10 de julho, no Parque do Morango Duílio Maziero, no Campo dos Aleixos, em Atibaia, com realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em conjunto com as prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

“Além de pioneira na implementação da PIMo, Atibaia é a única cidade no estado de São Paulo com um selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pelos produtores participantes. Por meio da PIMo, vários projetos estão sendo implementados para modernizar a cultura do morango de forma sustentável, como, por exemplo, produção de mudas de qualidade”, disse o ex-senador Eduardo Lopes (RJ) em seu relatório, de acordo com a Agência Senado.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *