Home / Variedades / Atibaia recebe título oficial de “Capital Nacional do Morango”

Atibaia recebe título oficial de “Capital Nacional do Morango”

Medida foi sancionada pela Presidência da República após Senado Federal aprovar projeto de lei que concede o título à cidade

Atibaia é oficialmente a “Capital Nacional do Morango”! A Presidência da República sancionou lei que concede à cidade de Atibaia o título de “Capital Nacional do Morango”, conforme publicação nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União, depois que o Senado Federal aprovou a medida no último dia 2.

O projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Roberto Alves, destaca que foi em Atibaia que teve início o projeto Produção Integrada de Morango (PIMo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para promover o cultivo com menos agrotóxicos e com mais equilíbrio do ecossistema.

Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia é uma das maiores produtoras de morango do país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta. Na cidade são produzidas as variedades Camino Real, Camarosa e San Andreas. De acordo com o projeto, com a concessão do título de “Capital Nacional do Morango”, Atibaia poderá alcançar uma maior divulgação desse alimento e aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consequente consolidação da atividade.

Vale ressaltar que o município promove todos os anos: a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia com o apoio da Prefeitura, no mês de setembro – o evento retorna em 2022 (após cancelamentos em 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19), no período de 2 a 25 de setembro somente às sextas/sábados/domingos e no feriado do dia 7; e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, que começou no último fim de semana e segue nos dias 2, 3, 9 e 10 de julho, no Parque do Morango Duílio Maziero, no Campo dos Aleixos, em Atibaia, com realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em conjunto com as prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

“Por meio da Produção Integrada de Morango, vários projetos estão sendo implementados para modernizar a cultura do morango de forma sustentável, como, por exemplo, produção de mudas de qualidade”, disse o ex-senador Eduardo Lopes em seu relatório sobre o projeto, de acordo com a Agência Senado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *