Home / Cidade / Prefeitura envia à Câmara projeto de lei para viabilizar tecnologia 5G em Atibaia

Prefeitura envia à Câmara projeto de lei para viabilizar tecnologia 5G em Atibaia

Após aprovação da lei, município ficará apto a receber antecipadamente a implantação do 5G

A Prefeitura da Estância de Atibaia enviou à Câmara Municipal nesta semana projeto de lei para viabilizar a implantação da tecnologia 5G no município. A medida dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos termos da legislação federal vigente.

A partir da aprovação da lei, Atibaia ficará apta a receber antecipadamente a implantação do 5G, visto que para os municípios deste porte o prazo para implantação, definido pela Anatel, é até 31 de julho de 2027. O 5G é a nova geração de internet móvel que trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

A Administração Municipal destaca que a implantação antecipada do 5G em Atibaia trará mudanças mais profundas para aplicações industriais e de automação do que para os usuários de smartphones. Esses usuários terão à disposição taxas de transmissão média e de pico muito superiores ao 4G, mas a grande inovação da quinta geração é em aplicações comerciais (como carros autônomos, cirurgias remotas, sensores em parque industrial, entre
outras).

Desta forma, será aberta nova gama de possibilidades a serem exploradas que vão impulsionar aplicações eficientes no desenvolvimento de serviços para as mais diversas atividades econômicas em Atibaia. Brasília se tornou a primeira capital do país a receber o 5G, na semana passada, e o prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de setembro de 2022.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *