Home / Cidade / Prefeitura entrega obras de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez e da Rua José Lucas

Prefeitura entrega obras de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez e da Rua José Lucas

Importantes vias de Atibaia passaram recentemente por uma série de benfeitorias, garantindo mais segurança, mobilidade e modernidade

No último sábado (16), a Prefeitura da Estância de Atibaia entregou as obras de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez e da Rua José Lucas, que passaram por várias etapas de benfeitorias nos últimos meses para garantir mais fluidez e segurança no trânsito para pedestres e motoristas, além de mais harmonia e modernidade para duas importantes regiões da cidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença de várias autoridades, incluindo o prefeito de Atibaia, Emil Ono; o vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; o secretário de Governo do Estado, Marcos Penido; o superintendente do DER, Edson Caram; o secretário executivo do Programa Cidade Legal, Eric Vieira; o secretário de Obras Públicas, Daniel Teves; o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar Mendes; prefeitos da região e demais autoridades e representantes locais.

A Lucas Nogueira Garcez, uma das vias com maior fluxo de veículos, movimentação de pessoas e oferta de serviços no município, passou por um processo de reurbanização promovido pela Administração Municipal, contemplando benefícios como pavimentação, paisagismo, iluminação, acessibilidade e sinalização, além de uma transformação que garantiu mais mobilidade para esse atraente corredor gastronômico de Atibaia: a alameda passou a contar com duas faixas para o tráfego em cada sentido da via, além de canteiro central ampliado, o que modernizou seu visual e aprimorou sua funcionalidade.

A revitalização da Alameda Lucas foi realizada por segmentos, em um total de dez, nos mesmos moldes das obras de duplicação da Av. Jerônimo de Camargo – os segmentos foram trabalhados separadamente e finalizados sempre antes do início de um novo segmento, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos.

Uma das vias históricas mais relevantes de Atibaia, a Rua José Lucas – que liga as duas igrejas mais tradicionais da cidade, da Matriz e do Rosário – também foi submetida a diversas melhorias, como enterramento dos fios de energia elétrica, de modo que toda a fiação da rua, até então aérea, passasse a ser subterrânea. Com o cabeamento sob o solo foi possível reduzir o risco de acidentes e de rompimento da fiação; diminuir eventuais furtos e ligações clandestinas; e ainda melhorar a acessibilidade, já que a remoção dos postes reduziu a quantidade de obstáculos nas calçadas. Além disso, as intervenções contribuíram para a revitalização urbana da via ao minimizarem a poluição visual em toda a sua extensão.

Os postes antigos foram substituídos pelos ornamentais, além de bancos e lixeiras. A rua também recebeu o plantio de mudas e plantas, assegurando um paisagismo com o propósito de embelezar e resgatar a identidade histórica da via mais charmosa de Atibaia. O plantio faz parte do Programa Atibaia Florida, responsável por decorar a cidade com flores em praças, rotatórias, canteiros de ruas e avenidas, além de diversos outros espaços públicos do município.

“Ambas as obras representaram avanços expressivos em segurança, mobilidade urbana e infraestrutura para a cidade, modernizando e embelezando Atibaia e garantindo melhores condições para que o município siga se desenvolvendo com qualidade. E as melhorias não beneficiam apenas os munícipes, mas também os turistas que visitam a cidade”, ressaltou o prefeito. “A fiação subterrânea na Rua José Lucas é uma novidade que aponta para o futuro em termos urbanísticos ao mesmo tempo em que resguarda e enaltece a memória do município, pois proporcionou uma nova e bela paisagem do Centro Histórico. Trata-se de um trabalho pautado pelo respeito à história e que caminha junto ao desenvolvimento de uma Atibaia ainda mais moderna e inteligente”, concluiu Emil Ono.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *