Home / Variedades / Atibaia lança Programa Inovati para fomento à inovação por meio de projetos subsidiados pela Prefeitura

Atibaia lança Programa Inovati para fomento à inovação por meio de projetos subsidiados pela Prefeitura

Ação pioneira de incentivo à inovação oferece
atrativos para empresas de base tecnológica

A política de incentivo à inovação adotada pela Prefeitura da Estância de Atibaia tem sido responsável por oferecer uma série de atrativos para novos negócios na cidade, como o Programa Inovati, lançado nesta quarta-feira (26). Com a iniciativa, empresas estabelecidas no município podem apresentar, mediante chamamento público, projetos de inovação – tanto para produtos quanto para processos de produção, ou ainda na área de qualificação profissional – a serem apoiados financeiramente pelo Poder Público. A Prefeitura seleciona propostas inovadoras e oferece subsídios como contrapartida pelo valor agregado gerado ao município, como empregabilidade qualificada, entre outros benefícios.

Em 2018, duas multinacionais com unidades em Atibaia, a Cooper Standard e a Litens Automotive, apresentaram os seus projetos e se submeteram à avaliação do Comitê Municipal de Inovação – CMI do Programa Inovati, responsável por analisar documentos, atribuir notas conforme critérios como qualidade, inventividade etc, e aprovar os subsídios a serem feitos pelo Poder Executivo.

Na tarde desta quarta-feira (26), durante o evento de lançamento do Inovati, realizado no Centro Empresarial de Atibaia (às margens da Rodovia Dom Pedro I), a Prefeitura fez o reconhecimento no programa e a entrega do certificado de aprovação de projeto de inovação à empresa Cooper Standard, contemplada com um aporte de R$ 194 mil em virtude de projeto para implantação de três novos produtos (matérias-primas com características diferentes): linhas de Extrusão de EPDM 1 e de EPDM 2 e Máquina Transfer, utilizados para a confecção de itens de vedação aplicados em veículos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o projeto é inovador por atrelar à cidade a condição de produtora de matéria-prima, que na indústria local geralmente é comprada de terceiros ao invés de ser produzida no território municipal. A novidade amplia a representatividade de Atibaia junto à indústria automobilística, ajuda a desenvolver o setor, colabora para a criação de empregos na cidade e, como consequência, há a ampliação do Índice de Participação dos Municípios – IPM para Atibaia.

Durante o evento, o prefeito Saulo Pedroso de Souza ressaltou que os projetos de inovação apresentados engrandecem e enobrecem a cidade. “Muitos conhecem Atibaia por sua condição climática e potencial turístico, mas o município também apresenta um grande destaque na área de economia criativa, tecnologia e inovação”, salientou. “A proposta da Prefeitura é de que Atibaia seja uma cidade atraente para novas empresas e, para aquelas já instaladas aqui, novos projetos. Com um objetivo claro: criar novas oportunidades de empregos e de renda na cidade, melhorando o patamar socioeconômico da população e dando continuidade ao processo de desenvolvimento de Atibaia”, destacou.

Segundo o diretor geral da Cooper Standard para a América Latina, Jürgen Kneissler, além dos investimentos já realizados com os projetos de inovação implantados, a empresa prevê novas melhorias para a planta de Atibaia. “Desde 2015 avançamos, em termos de funcionários, de um nível de cerca de 120 empregados para 220 hoje. Criamos vagas para 100 funcionários e fizemos investimentos relativos à inovação, com linhas modernas – as mais avançadas no Brasil hoje”, afirmou. “Contamos com empregos de alto padrão, em diversas áreas de formação, entre engenheiros e outros especialistas, e nossa expectativa é chegar em 2019 com a entrada de novos projetos e a criação de mais 100 postos de trabalho nesta unidade que será o coração da Cooper na América do Sul”, complementou.

Na cerimônia, além do prefeito e do diretor da Cooper, também estiveram presentes o vice-prefeito Emil Ono; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Ramon Llaguno; o vereador Fabiano de Lima, representando a Câmara Municipal; entre outros secretários, coordenadores e funcionários da Prefeitura e da Cooper Standard.

No início de setembro a Prefeitura já havia conferido o certificado de aprovação de projeto de inovação à empresa Litens Automotive do Brasil Ltda. O projeto consiste em um tensionador automático (componente de motor automotivo) e também foi avaliado pelo Comitê Municipal de Inovação, que aprovou subsídio do Poder Público no valor de R$ 320 mil.

Legislação inovadora

No município, a Prefeitura implantou, em 2013, uma legislação de estímulo à inovação que contribuiu com a formulação de uma lei federal sobre o tema, em 2016. Com a iniciativa, a Administração Municipal vem incentivando a chegada e a permanência de empresas de base tecnológica em Atibaia na medida em que alimenta uma atmosfera com vantagens a elas e reflexos positivos para a cidade, como geração de empregos, oferta de vagas qualificadas e, consequentemente, aquecimento da economia.

A Lei Complementar nº 678/2013, regulamentada pelo Decreto nº 7440/2014, criou o Sistema Municipal de Inovação e Incentivos Fiscais por meio do estímulo à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, à formação e aperfeiçoamento de recursos humanos e ao empreendedorismo de base tecnológica em Atibaia. Também foi com base na LC nº 678/13 que a Prefeitura criou o Programa Inovati.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apesar do pioneirismo da cidade ao criar essa legislação, não havia previsão legal em âmbito federal, à época, para o subsídio público de projetos de inovação, o que impedia a aplicação das medidas previstas na lei municipal. Somente após a promulgação, pelo Governo Federal, da Lei nº 13.243/2016 – que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação – os municípios foram autorizados a promover o incentivo, inclusive financeiro, de projetos de inovação.

Ainda conforme a Secretaria, na LC nº 678/13 estão previstas medidas de estímulo à inovação em duas vertentes: por meio de incentivos fiscais, relacionados a tributos e taxas municipais – como IPTU, ITBI, ISS, entre outros – considerados atrativos para que novas empresas se instalem em Atibaia; e fomento via projetos de inovação, subsidiados pela Prefeitura, inclusive financeiramente – um diferencial para uma empresa que já esteja instalada no município, uma vez que contribui para a sua permanência na cidade em detrimento de outras localidades do Estado ou da Nação, ou até mesmo de outros países.

 

About redação

Check Also

MM Extintores referência na cidade de Atibaia e região comemora 22 anos

O privilégio de comemorar 22 anos de uma empresa é coisa para poucos. Não se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *