Home / Saúde / Vacinação contra sarampo: Atibaia convoca adultos para atualizar caderneta

Vacinação contra sarampo: Atibaia convoca adultos para atualizar caderneta

Pessoas de até 59 anos devem estar vacinadas contra a doença que voltou a ser registrada este ano no Estado

O Estado de São Paulo registrou recentemente casos de sarampo, por isso a Secretaria de Saúde de Atibaia reforça a importância da vacinação contra a doença e está convocando a população de até 59 anos para atualizar a caderneta.

Os adultos podem procurar o Centro Permanente de Vacinação, no Centro de Convenções, de segunda a segunda, das 7h às 19h, para a imunização com a chamada tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Pessoas de até 29 anos precisam ter 2 doses; adultos de 30 a 59 anos precisam de 1 dose; maiores de 60 anos não precisam se vacinar e profissionais de saúde precisam das 2 doses em qualquer idade.

Para aqueles que não tiverem o comprovante de vacinação contra o sarampo, a recomendação é de que cumpram o esquema orientado. Em crianças, a vacina tríplice viral (rubéola, sarampo e caxumba) é feita com 6 meses (dose de intensificação em situação de risco para o sarampo), com 12 meses e depois aos 15 meses uma dose de tríplice mais varicela

A vacina de sarampo é contraindicada para gestantes e crianças menores de 5 anos com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses ou com sintomatologia grave.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.

No Brasil, em 2018, houve a confirmação dos primeiros casos de sarampo, após o registro dos últimos casos da doença no ano de 2015, e o recebimento da certificação da eliminação do vírus em 2016. Em 2018 foram confirmados 10.346 casos da doença. No ano de 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o país perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *