Home / Cidade / IBGE inicia coleta de dados para Censo 2022 em Atibaia

IBGE inicia coleta de dados para Censo 2022 em Atibaia

Recenseadores vão percorrer todo território do município, nos bairros urbanos e rurais, para realizar questionário aos moradores

Começou na última segunda-feira, 1º de agosto, na cidade de Atibaia a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recenseadores vão percorrer todo o território de Atibaia, com o objetivo de visitar todos os domicílios do município, nos bairros urbanos e rurais.

Ao todo, são 122 recenseadores, 11 supervisores e 2 agentes censitários municipais responsáveis pelos dois postos de coleta – um no bairro Imperial e outro no Centro de Atibaia. O Censo estava planejado para 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. O questionário básico demora de 5 a 10 minutos para ser respondido e os recenseadores estão orientados a realizar as visitas das 7h às 20h e também durante o fim de semana, até o final de outubro. Para segurança do morador, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site https://respondendo.ibge.gov.br/ ou pelo telefone 0800 721 8181 .

O Censo é importante para definição do Fundo de Participação dos Municípios, pelo qual o município recebe verbas públicas da União para investimentos em saúde, educação e segurança. Portanto, a participação dos moradores é fundamental para a cidade ser contemplada com precisão.

Todas as etapas do Censo 2022, incluindo as provas, os treinamentos e a coleta dos dados, seguirão protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Além dos procedimentos de segurança, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo, o morador terá a opção de responder ao recenseador presencialmente, por telefone ou ainda preencher o questionário pela internet. De acordo com o IBGE, de qualquer forma o recenseador terá que ir ao domicílio, seja para realizar a entrevista no local, para obter o telefone do morador ou ainda para fornecer o link e a chave de acesso ao questionário de maneira que o próprio morador o preencha pela internet.

O Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. Serão investigados cerca de 75 milhões de domicílios particulares permanentes, segundo o IBGE. O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões.

 

About redação

Check Also

Câmara divulga gabarito final do Concurso Público

Também foi divulgado resultado provisório das Provas Objetivas para todos os cargos e Prático-Profissional para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *