Home / Saúde / Gestores da região se reúnem em Atibaia para elaboração de projeto na área de saúde bucal

Gestores da região se reúnem em Atibaia para elaboração de projeto na área de saúde bucal

Na manhã desta quinta-feira (26) Atibaia foi sede de um encontro regional que discutiu a reorganização do modelo de atenção e a ampliação do acesso da população às ações de saúde bucal. Na reunião, realizada na sede da Secretaria de Saúde, a articuladora de Atenção Básica da região de Bragança Paulista (Departamento Regional de Saúde – DRS VII) e interlocutoras de saúde bucal dos municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões propuseram uma capacitação para as equipes de saúde bucal. A ideia é abrir um curso aos 11 municípios que compõem a região.

A expansão da rede de atenção e o incremento ao atendimento em saúde bucal vêm ampliando o número de profissionais que atendem a população. São medidas que exigem, portanto, viabilização de práticas educativas, visando capacitação e atualização para o atendimento às necessidades da população no contexto do Sistema Único de Saúde – SUS.

Em 2017, Atibaia registrou 80.951 atendimentos/procedimentos odontológicos na Atenção Básica, 8.577 no Centro de Especialidades Odontológicas e 13.968 procedimentos em ações coletivas envolvendo exames, escovações supervisionadas, palestras educativas e aplicação de flúor nos alunos das 38 escolas inscritas no Programa de Procedimentos Coletivos, realizado pela Divisão de Saúde Bucal da Prefeitura / Secretaria de Saúde de Atibaia.

O curso terá como objetivo a capacitação/atualização das equipes de saúde bucal visando a qualidade e a resolutividade na atenção à saúde com base epidemiológica e utilização de critérios de risco para os agravos em saúde bucal, desenvolvendo e atualizando conhecimentos técnico-científicos que propiciam a reflexão sobre os aspectos psicossociais, éticos, legais e políticos.

Tendo como fundamentos pedagógicos a educação permanente, a prática pedagógica a ser utilizada mesclará aulas expositivas e trabalhos em grupos baseados na problematização que objetiva a construção do ensino/aprendizagem a partir da prática vivenciada nos serviços.

A elaboração do projeto visa obter acesso a recursos financeiros da Política de Educação Permanente para sua execução e poderá ser sediado no município de Atibaia com a participação das equipes de saúde bucal dos demais municípios interessados da região de Bragança.

A expectativa da organização do curso é qualificar as equipes de saúde bucal para ações de promoção, prevenção e proteção à saúde de forma resolutiva e humanizada, com integração efetiva com as demais áreas de atuação no SUS.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *