Home / Saúde / Julho Amarelo: Atibaia participa da luta contra as hepatites

Julho Amarelo: Atibaia participa da luta contra as hepatites

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e a campanha “Julho Amarelo” foi instituída para intensificar as ações de conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites. Em Atibaia, a Prefeitura intensifica a oferta de testes rápidos de 16 a 31 de julho, para todas as pessoas, especialmente entre 40 e 69 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo do “Julho Amarelo” é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites virais, principalmente da hepatite tipo C em pessoas com mais de 40 anos. Vale ressaltar que apesar de ter um público alvo, todas as pessoas podem realizar o teste rápido (com resultado imediato) nos postos de saúde de Atibaia.

Atualmente são conhecidos como hepatotrópicos os vírus A, B, C, D e E, que apresentam diferenças na distribuição territorial, na magnitude e tipo de exposição. As hepatites A e B são preveníveis por vacina – disponíveis nos postos de Saúde de Atibaia – e já existe tratamento que cura a hepatite C e melhora ou cura a hepatite B.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 1 milhão de brasileiros entre 15 e 69 anos já tiveram contato com o vírus da hepatite C, dos quais 700 mil pessoas podem ter a doença e necessitar de acompanhamento e tratamento. A doença é responsável por 78% dos cânceres de fígado em todo o mundo.

Os vírus B e C são transmitidos pelo compartilhamento de objetos contaminados com sangue (agulhas, seringas, equipamentos e instrumentais, escova de dentes, alicates de unha, pistolas para colocação de piercing e confecção de tatuagens) e até pela gestante ao feto. A transmissão sexual é uma forma importante de contaminação na hepatite B, enquanto que na C isso ocorre em situações especiais.

Em Atibaia, o Ambulatório de Infectologia, na Unidade Sumico Ono, recebe pacientes com infecção estabelecida por vírus B ou C, realiza investigação para definir a atividade da doença, a presença de complicações, e realiza o tratamento e o seguimento clínico dos pacientes. Os medicamentos são padronizados e adquiridos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde, também responsável pela auditoria dos processos e dispensados aos usuários na Farmácia da UBS Oswaldo Pacini. Cada município é responsável por encaminhar as solicitações de tratamento de seus munícipes.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *