Home / Cidade / Prefeitura esclarece mudança na nomenclatura da base do Corpo de Bombeiros de Atibaia

Prefeitura esclarece mudança na nomenclatura da base do Corpo de Bombeiros de Atibaia

Administração Municipal está trabalhando para que esta mudança
não se consolide e a cidade permaneça como sede de pelotão

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou uma reestruturação em todo o território estadual e, dessa forma, algumas bases receberão nova nomenclatura, entre elas a de Atibaia, que deixará de ser um posto e passará a ser uma estação. É importante ressaltar que ainda não há data definida para a efetivação dessa mudança.

A Administração Municipal está trabalhando para que essa decisão não se efetive e Atibaia permaneça como sede de pelotão, uma vez que a mudança pode acarretar em diminuição do efetivo e consequente prejuízo dos serviços.

A Prefeitura da Estância de Atibaia também informa que o município não pode ser classificado com o status de cidade pequena, seja pelos critérios habitacionais, seja pelo número de ocorrências, já que duas grandes rodovias passam por Atibaia e, atualmente, o pelotão atende a seis cidades.

Confira a Nota Oficial do 19º Grupamento de Bombeiros:

O 19º Grupamento de Bombeiros, responsável pela área territorial do município de Atibaia, tem a esclarecer o que segue:

– O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou um trabalho minucioso de reestruturação em todo o Estado de São Paulo de modo a otimizar os recursos de pessoal, material e equipamentos visando melhorar ainda mais o atendimento em todo o Estado de São Paulo.

– Cabe esclarecer que tal estudo, publicado recentemente em maio de 2019, vem sendo realizado há cerca de um ano e foi elaborado com critérios exclusivamente técnicos levando em conta as características de cada município, sua população, quantidade de ocorrências potencial, riscos específicos, dentre outros.

– Mais especificamente sobre o município de Atibaia, o Corpo de Bombeiros reconhece sua importância no cenário estadual, suas peculiaridades e os avanços que tem alcançado na área de segurança pública sendo referência para muitos outros municípios e assim, temos convicção em afirmar que as mudanças não afetarão a qualidade dos serviços prestados sendo que, na prática, as alterações somente ajustarão o que hoje já existe no município, ou seja, Atibaia continuará com o Tenente que acumula a função de Comandante do Pelotão de Bombeiros do município de Bragança Paulista.

– A parte técnica não sofrerá alterações, o atendimento continua sendo realizado no município.

– Referente a baixa de efetivo operacional esclarecemos que foi reduzida em apenas um bombeiro, o que não interferirá na quantidade de viaturas que faz o atendimento operacional no município.

– Fato é que a nomenclatura do quartel passa a ser Estação de Bombeiros a fim de que se adeque à realidade existente, no entanto, consideramos injusto utilizar o termo ‘rebaixamento’, pois em nada o nível de atendimento será inferior ao que sempre foi prestado e que diuturnamente nos esforçamos para melhorar.

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *