Home / Cidade / Atibaia testa tecnologia de bueiros inteligentes

Atibaia testa tecnologia de bueiros inteligentes

Prefeitura está estudando a viabilidade de implantação no município
do sistema que avisa sobre acúmulo de resíduos em bueiros

A Prefeitura da Estância de Atibaia está testando uma tecnologia que minimiza danos ao meio ambiente e despesas operacionais e ainda pode ajudar a evitar alagamentos na cidade, especialmente em períodos de chuvas intensas: o bueiro inteligente. Trata-se de um sistema com um cesto coletor que impede a passagem de resíduos até a tubulação, além de um sensor volumétrico que monitora o nível de enchimento, emitindo um alerta às equipes de limpeza quando a capacidade do sistema é atingida.

Nesta semana um bueiro da Av. da Saudade recebeu o equipamento em uma simulação com a presença do prefeito da Estância de Atibaia, que recebeu via celular um alerta (em vermelho) indicando que os resíduos acumulados alcançaram a capacidade do bueiro testado. Em seguida, com o devido esvaziamento do bueiro, o chefe do Executivo recebeu uma nova notificação (desta vez verde) informando que o bueiro estava desobstruído.

O bueiro inteligente é fabricado em material resistente e flexível, o que permite a instalação em qualquer formato e tamanho de bueiro e/ou boca de lobo, sem prejudicar o fluxo normal da água. O aplicativo que monitora o sistema também é conectado com o serviço de meteorologia Clima Tempo, permitindo o recebimento de alertas com 72h de antecedência sobre possíveis volumes de chuva no município.

A produção diária de lixo constitui um desafio para as cidades brasileiras, que frequentemente convivem com acúmulo de resíduos não degradáveis em lugares inapropriados, como bueiros e bocas de lobo. Com a chuva, esses resíduos acabam provocando o entupimento das vias de escoamento, o que diminui a vazão da água das chuvas e provoca transbordamentos, alagamentos e enchentes.

Com o bueiro inteligente o município passa a obter diversos benefícios: ambientais, com redução do volume de lixo que vai para córregos e rios (conforme exige a Lei Federal nº 12.305 – PNRS); sociais, com redução em até 85% dos pontos de alagamento na cidade; e econômicos, com redução, a longo prazo, de até 70% do custo operacional de limpeza, além de mais agilidade nos serviços.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *