Home / Cidade / Retorno à autarquia impacta em redução no reajuste das tarifas de água, esgoto e demais serviços da SAAE Atibaia

Retorno à autarquia impacta em redução no reajuste das tarifas de água, esgoto e demais serviços da SAAE Atibaia

Aumento era para ser de 17%, foi reduzido para 9,96% e adiado por quatro meses

De acordo com a Lei Federal 11.445/2007, a definição e reajuste das tarifas e preços públicos dos serviços de água e esgoto é função do órgão responsável pela regulação e fiscalização desses serviços, a ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), explica a SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia – sobre reajuste de 9,96% nas tarifas de água e esgoto e 4,56% nos demais serviços da mesma natureza, publicado no Imprensa Oficial da última quarta-feira, dia 3, e que passam a valer na referência de abril e no início do próximo mês, respectivamente.

Segundo a SAAE, o reajuste foi adiado por quatro meses em razão do impacto social decorrente da pandemia e do retorno da SAAE à condição de autarquia, com o intuito de abater a carga tributária prevista pela natureza jurídica de empresa pública, o que tornou possível o abatimento de quase 8% do cálculo do reajuste. A aprovação se deu na última segunda-feira (02), após análise e aprovação dos membros do Conselho de Regulação e Controle Social – CRCS nomeados pelo Decreto 9377/2021.

Do Cálculo
O reajuste anual visa garantir que os valores arrecadados pelas tarifas de água e esgoto sejam suficientes para a continuidade e aprimoramento dos serviços de saneamento básico. A agência realiza estudos técnicos e utiliza, para esse processo, a metodologia definida em sua Resolução nº 115: por meio de uma fórmula paramétrica é avaliada a evolução dos últimos 12 meses de atividade do órgão responsável pelos serviços, calculada a defasagem da tarifa média praticada e projeta os custos e investimentos a serem realizados. São consideradas despesas com materiais, salário de funcionários, energia elétrica, investimentos, entre outros.
A SAAE Atibaia, fundada em 1969, é responsável atualmente pelos serviços públicos de água potável, esgoto sanitário e a gestão dos sistemas de coleta, tratamento, transbordo e dispensa final do lixo.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *