Home / Cidade / Defesa Civil de Atibaia alerta para baixa umidade do ar nesta quinta-feira (4)

Defesa Civil de Atibaia alerta para baixa umidade do ar nesta quinta-feira (4)

Além de aumentar os riscos de incêndios florestais e em vegetação, baixa umidade relativa do ar exige cuidados especias com a saúde

A Defesa Civil de Atibaia emitiu alerta para baixa umidade relativa do ar nesta quinta-feira (4). Sem expectativa de chuvas para este período de estiagem, o ar seco deve continuar, o que além de exigir cuidados com a saúde, aumenta os riscos de incêndio em áreas de vegetação mais seca. O órgão também chama a atenção para a chegada de uma nova frente fria na região do estado de São Paulo, fenômeno capaz de favorecer a formação de rajadas de vento que podem chegar a 50km/h e prejudicar o combate ao fogo em eventuais incêndios florestais.

Considerando que os índices de umidade relativa do ar tendem a ficar abaixo dos 20% em alguns momentos do dia – segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é 60% – e o tempo seco deve persistir, cuidar da hidratação do corpo e racionalizar o uso da água para que ela não falte tornam-se atitudes fundamentais. Aumentar a ingestão de água, usar soro fisiológico nos olhos e narinas, evitar fazer atividades físicas quando o sol estiver muito quente e umedecer o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água são algumas das recomendações para este período de clima seco, incluindo atenção especial com crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

O uso consciente da água é outro fator determinante para evitar desabastecimento e garantir segurança hídrica nestes tempos de estiagem. Tomar banhos curtos e evitar deixar a torneira aberta desnecessariamente, reutilizar a água da máquina para lavar o quintal e outras ações para evitar o desperdício e fazer um uso racional desse recurso essencial também são imprescindíveis.

O tempo seco também favorece a ocorrência de incêndios florestais e evitar acender fogueiras ou realizar qualquer tipo de queimada são orientações adicionais que contribuem para aumentar a segurança durante o período de estiagem. Em Atibaia, a campanha da Prefeitura “Queimada é crime!” alerta contra a utilização indevida do fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e restos de poda. Além dos danos ao meio ambiente e impactos negativos na saúde da população, a prática é crime ambiental passível de multa de acordo com a lei municipal nº 4.606, de 11 de julho de 2018.

Em caso de emergência, a Defesa Civil de Atibaia oferece atendimento 24 horas pelos telefones: 199, 4402-7414 e 4411-5108.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *