Home / Saúde / Programa “Menina dos Olhos” realizou 422 exames em alunos da Rede de Ensino de Atibaia

Programa “Menina dos Olhos” realizou 422 exames em alunos da Rede de Ensino de Atibaia

Iniciativa é fruto de uma parceria entre o Rotary Pedra Grande e a Prefeitura de Atibaia, Unicamp e Ópticas Estilo

No último sábado (5), no Centro Integrado de Educação Municipal (Ciem) 2, aconteceu mais uma edição em Atibaia do Programa “Menina dos Olhos”, que ofereceu uma série de exames oftalmológicos a mais de 400 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Mais de mil alunos passaram pela primeira avaliação das equipes de triagem. Além dos exames, quando detectada necessidade foi realizada a entrega de óculos ou encaminhamento para outros exames e tratamentos.

O programa é realizado pelo Rotary Pedra Grande em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, com o apoio da Oftalmologia Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e as Ópticas Estilo.

Este ano, após a pandemia de Covid-19, a Rede Municipal de Ensino retomou o Projeto Arco-Íris, responsável pela realização de testes de acuidade visual em alunos das unidades escolares do Ensino Fundamental. O projeto atende cerca de nove mil alunos e é orientado e acompanhado pelo Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), por meio do Grupo de Apoio de Deficiência Visual (GADEVI). Desse total de estudantes atendidos, 1.050 alunos apresentaram alterações visuais e foram encaminhados para avaliação da Secretaria de Saúde de Atibaia – uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o Governo Federal, que favorece o trabalho intersetorial entre Educação e Saúde. Após essa avaliação, os dados obtidos foram encaminhados ao Rotary Pedra Grande para a organização do Programa Menina dos Olhos.

Durante a ação no Ciem 2, os alunos passaram por uma triagem e, na sequência, diversos exames oftalmológicos e, em caso de necessidade, ainda receberam óculos – cujas lentes foram doadas pelas Ópticas Estilo e as armações pelo Rotary – e/ou encaminhamento para tratamentos mais apurados junto à Unicamp, ambos parceiros do Rotary e da Prefeitura no Programa. 40 crianças foram encaminhadas para a Unicamp.

O prefeito Emil Ono salientou que esse cuidado oftalmológico é essencial nos dias de hoje. “Esses alunos são de uma geração que, por ter muito contato com meios digitais, passa bastante tempo diante de celulares, tablets e computadores, o que pode acabar causando diversos prejuízos à visão. Muito obrigado ao Rotary Pedra Grande e a todos os envolvidos nessa bela iniciativa para a saúde dos nossos estudantes”, disse o prefeito no evento. E a presidente do Rotary Pedra Grande, Marli Cocco, agradeceu a parceria fundamental com a Prefeitura de Atibaia.

Além do chefe do Executivo e da presidente do Rotary Pedra Grande, o evento também contou com a presença do vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; do presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar Mendes; da secretária de Educação, Eliane Endsfeldz; da secretária de Saúde, Grazielle Bertolini; profissionais das secretarias de Educação e de Saúde de Atibaia e representantes das Ópticas Estilo e da Unicamp.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *