Home / Saúde / Prefeitura de Atibaia amplia investimentos no Programa de Saúde da Família

Prefeitura de Atibaia amplia investimentos no Programa de Saúde da Família

Número de atendimentos na Estratégia de Saúde da Família saltou de 80.882 em 2012 para 273.086 em 2023

Desde 2021 a Prefeitura da Estância de Atibaia vem investindo de forma constante e intensa na Estratégia de Saúde da Família (ESF) que, conforme o Ministério da Saúde, tem como objetivo reorganizar a atenção básica em todo o Brasil, dentro dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), com expansão, qualificação e consolidação do atendimento junto à população. Uma das principais características da ESF é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF), com os agentes comunitários de saúde (ACS) aproximando os serviços dos munícipes em cada bairro/região atendido.

Para se ter uma ideia do volume expressivo de investimentos realizados no Programa de Saúde da Família em Atibaia desde 2021, o número de atividades educativas/orientações em grupo, visitas e assistências domiciliares na Estratégia de Saúde da Família saltou de 80.882 no ano de 2012 para 134.173 em 2021 e, somente um ano depois (2022) já mais que dobrou, alcançando 273.086 atendimentos.

Além disso, o número de consultas médicas básicas – que englobam clínica, médicos ESF, ginecologia e obstetrícia, e pediatria – também registrou aumento recorde na série histórica dos últimos dez anos, passando de 84.382 consultas realizadas no ano de 2013 para 126.307 consultas em 2021 e 139.218 consultas em 2022.

Atualmente, o Programa de Saúde da Família de Atibaia está disponível para as comunidades de cerca de 60 bairros/regiões do município e, com seu cadastramento em constante processo de expansão, registra 12.357 famílias inscritas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Atibaia, até 2020 a Prefeitura contava com apenas 41 agentes comunitários de saúde (ACS), mas nos anos de 2021, 2022 e 2023 foram contratados mais 24 profissionais, totalizando 65 ACS disponíveis, hoje, no município. Conforme a Pasta, com esse aumento na quantidade de agentes foi possível ampliar os atendimentos em cerca de 50% na cidade, e a ampliação não foi ainda mais significativa somente porque não foi possível contratar novos servidores por falta de candidatos aprovados no concurso vigente. Além da contratação de profissionais, a Secretaria de Saúde ainda ressalta que os ACS receberam recentemente três novos veículos para utilização nas visitas de rotina.

Entre os diversos serviços realizados pelos agentes comunitários de saúde estão: busca ativa de vacinas, gestantes e faltosos; agendamento de exames e consultas internas; visitas domiciliares; atividades em grupo; aconselhamento preventivo de saúde; propagação de informações de serviços realizados na unidade; classificação de risco do território; mapeamento e cadastro individual e domiciliar; entrega de encaminhamentos; discussão de casos com a equipe de Saúde da Família; e acompanhamento das famílias dentro da respectiva área de abrangência.

Vale ressaltar que os dados levantados pelos ACS junto à população também são utilizados em outras políticas públicas mantidas pela Prefeitura, inclusive de outras pastas da Administração Municipal. Dessa forma, as situações relatadas aos agentes geram ações de toda a eSF e ainda encaminhamentos para outros serviços e equipamentos, como Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS; Centro de Referência da Mulher – CRM; Conselho do Idoso), Vigilância Sanitária, Atenção Especializada se necessário, entre outros.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *