Home / Saúde / Febre maculosa: Atibaia não tem casos em investigação e orienta a população

Febre maculosa: Atibaia não tem casos em investigação e orienta a população

Doença é causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato; entre os sintomas estão febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas

Diante de casos recentes de febre maculosa no país, a Prefeitura de Atibaia informa que não há casos em investigação no município e que está orientando a população sobre a doença, incluindo a colocação de placas pela cidade.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Em Atibaia, foram registrados neste ano dois casos suspeitos, ambos descartados laboratorialmente.

A febre maculosa começa de forma repentina com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem e se tornam salientes. Quem apresentar esses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.

A Secretaria de Saúde orienta a população a adotar algumas medidas para evitar a doença, principalmente em locais onde há exposição a carrapatos: use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro; use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evite andar em locais com grama ou vegetação alta; use repelentes de insetos; verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos; se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *