Home / Saúde / Sábado (24) tem mais um Plantão Vacinal em Atibaia, desta vez no Cerejeiras e no Flamenguinho

Sábado (24) tem mais um Plantão Vacinal em Atibaia, desta vez no Cerejeiras e no Flamenguinho

Ação da Prefeitura já vacinou mais de 1.100 pessoas em três finais de semana pelos bairros Itapetinga, Tanque, Alvinópolis, Maracanã, Portão e Rio Abaixo

Neste sábado (24), aniversário de Atibaia, a população tem mais uma oportunidade para atualizar e deixar em dia a caderneta de vacinação. Isso porque a Prefeitura promoverá mais um Plantão Vacinal no município, desta vez na USF Cerejeiras (R. Washington Luis, nº 180, Jardim Cerejeiras) e na UBS Flamenguinho (R. Ouro Preto, nº 700, Alvinópolis).

A ação da Secretaria de Saúde acontecerá das 7h às 13h, para vacinação do calendário estadual de crianças e adultos, incluindo as vacinas contra Covid-19 e gripe (Influenza), além de outros atendimentos, como exame preventivo de colo de útero (Papanicolau) e testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatites. Para receber as vacinas será necessário apenas apresentar um documento com foto e, no caso das crianças, o cartão de vacinação. Já no Desfile Cívico, no Centro (Av. da Saudade), também haverá vacinas disponíveis: gripe, Covid para adultos e Meningo C para professores e profissionais da saúde, mediante comprovação de trabalho na área.

A vacinação contra a gripe foi ampliada para a população a partir dos 6 meses de idade em Atibaia, com a campanha prorrogada até 30 de junho. Para receber essa vacina é necessário apenas apresentar um documento com foto e, no caso das crianças, o cartão de vacinação.

A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para pessoas a partir dos 18 anos, sendo necessário ter esquema básico completo e intervalo de quatro meses da dose mais recente, além de apresentar um documento com foto.

Já a vacina contra a Meningite C Conjugada está disponível para profissionais de saúde, professores e adolescentes até 19 anos, em uma campanha temporária que vai até o final do mês de junho. É possível receber essa vacina em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, bem como nos plantões vacinais e ainda no desfile cívico deste sábado (24), sendo recomendável a apresentação do cartão vacinal e obrigatório um comprovante de trabalho na área (no caso dos profissionais de saúde e professores).

Fazendo mais pela saúde de todos, a Prefeitura incentiva a prevenção ao realizar vacinações itinerantes e plantões, além da própria aplicação nas unidades de saúde – tudo para atingir o maior número de pessoas. Os plantões vacinais, por exemplo, neste ano já foram realizados nas unidades do Itapetinga, Tanque, Alvinópolis, Maracanã, Portão e Rio Abaixo, somando 1.146 pessoas vacinadas.

E mais plantões vacinais estão programados para os próximos sábados, em diferentes locais da cidade: no dia 1º de julho nas unidades de Santa Clara, São José e Tanque; dia 15 no Centro e novamente no Alvinópolis e no Portão; dia 22 no Imperial; e dia 29 de julho mais uma vez no Flamenguinho.

De acordo com a Secretaria de Saúde, “é fundamental que as pessoas se vacinem contra gripe e Covid-19, pois a vacina reduz a chance de complicações das doenças, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes e diminuindo a sobrecarga nos serviços de saúde”.

A Secretaria reforça que manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções e detalha o passo a passo dessa proteção: “ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam”.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *