Home / Saúde / Vacinados contra febre amarela em 2023 podem emitir certificado via aplicativo ConecteSUS

Vacinados contra febre amarela em 2023 podem emitir certificado via aplicativo ConecteSUS

Anvisa encerrou atendimentos presenciais para emissão do certificado; Comprovante de vacinas registradas a partir de 30 de dezembro de 2022 pode ser obtido de forma on-line e gratuita no ConecteSUS ou no portal Gov.br

A Prefeitura de Atibaia informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerrou os atendimentos presenciais para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela, portanto em Atibaia não é mais possível emitir o documento na rede municipal de saúde. A Secretaria de Saúde informa que as pessoas vacinadas contra a febre amarela a partir de 30 de dezembro de 2022 podem emitir o CIVP de forma on-line e gratuita por meio do ConecteSUS (no ícone “Vacinas”), aplicativo oficial do Ministério da Saúde que permite acessar diversos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CIVP apresenta o registro da vacina contra a febre amarela, com os dados sendo enviados pelos estabelecimentos de saúde com sistemas integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Para os registros da vacina contra a febre amarela anteriores a 30 de dezembro de 2022, o certificado ainda deverá ser solicitado, também gratuitamente, junto à Anvisa pelo portal Gov.br: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia . Segundo o Ministério da Saúde, a emissão do CIVP via Anvisa (exclusiva para pessoas que se vacinaram no Brasil) será mantida até a migração completa da base de dados para o ConecteSUS, e os certificados em papel ou em PDF já emitidos pela Anvisa seguem válidos, sem necessidade de substituição.

Vale lembrar que desde 2016 o registro da vacina contra a febre amarela no CIVP é feito para uma dose única, válida por toda a vida, ainda que ela tenha sido aplicada anteriormente a 2016. A validade do CIVP para febre amarela tem início dez dias após a data de vacinação e ele é exigido para viajantes a partir dos nove meses de idade. Além disso, é importante ressaltar que somente pessoas que irão viajar para países que exigem a vacinação contra a febre amarela ou fazer escala/conexão em algum desses países necessitam do CIVP.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela exigido por alguns países para a entrada de viajantes em seu território, conforme lista disponibilizada para consulta pelo Ministério da Saúde: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/certificado-internacional-de-vacinacao/arquivos/lista-simplificada-de-paises-que-exigem-o-civp-febre-amarela/view . Também vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza regularmente essa relação dos países que exigem o documento.

Confira o passo a passo de como emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) via Anvisa (portal Gov.br): https://www.atibaia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/Como-tirar-o-Certificado-Internacional-de-Febre-Amarela-1.pdf .

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *