Home / Saúde / Saúde de Atibaia implanta na UPA projeto “Boas Práticas em Cardiologia”

Saúde de Atibaia implanta na UPA projeto “Boas Práticas em Cardiologia”

Com o programa, município passa a adotar diretrizes assistenciais para diminuir os índices de mortalidade por doenças cardiovasculares

Desde julho a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Atibaia conta com um importante projeto que busca oferecer um melhor atendimento e cuidado ao paciente com doenças cardiovasculares. Foi implantado o programa “Boas Práticas em Cardiologia”, que adota diretrizes assistenciais para diminuir os índices de mortalidade por doenças cardiovasculares, que são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte em todo o mundo.

A Secretaria de Saúde de Atibaia se inscreveu e foi contemplada com o programa, que envolveu toda a equipe médica e de enfermagem da UPA. O projeto “Boas Práticas em Cardiologia” consiste na avaliação das taxas de adesão às diretrizes assistenciais no cuidado ao paciente com insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e síndrome coronariana. Entre os impactos positivos para a UPA estão: acesso a serviços e profissionais especializados;
manejo e resolutividade em tempo adequado e potencial redução da morbimortalidade de pacientes cardiopatas.

“O projeto é importante para Atibaia porque qualifica as equipes de saúde no manejo aos pacientes em urgências cardiovasculares, com equipamento de última geração, atendimento e transferência mais ágil para o serviço de referência”, disse Patrícia Gomes Telles, enfermeira responsável da UPA.

O programa é uma iniciativa do PROADI-SUS (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), juntamente com Hospital HCor, Sociedade Brasileira de Cardiologia e AHA (American Heart Association), através da adaptação do programa da AHA intitulado Get With The Guidelines. Hoje, a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos, que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão, e que desembolsam valores correspondentes a determinados tributos, aplicando em projetos de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto Boas Práticas oferece apoio às instituições públicas no desenvolvimento de estratégias e intervenções voltadas à melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente, com ênfase na realização do exame de eletrocardiograma para diagnóstico de síndromes coronárias agudas “SCA”, ou seja, infarto agudo do miocárdio “IAM” e arritmias cardíacas graves, em tempo reduzido. O exame é laudado em até 10 minutos pelo cardiologista do projeto, favorecendo um fluxo de atendimento prioritário e agilizando os casos que necessitem de transferência. Além disso, a iniciativa promove a capacitação de médicos e equipe de enfermagem, por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual.

Fazem parte do apoio à UPA a oferta de aparelhos para realização de eletrocardiograma; oferta de notebooks com câmera, viabilizando a videochamada e pretendendo aumentar a interação entre médicos; capacitação online da equipe para utilização do equipamento de eletrocardiograma; e emissão de laudos por médicos do Boas Práticas, 24h por dia, 7 dias por semana.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *