Home / Saúde / Prefeitura esclarece protocolo sobre uso da cloroquina para Covid-19

Prefeitura esclarece protocolo sobre uso da cloroquina para Covid-19

Declaração ocorre após vídeo de moradora de Atibaia com críticas ao atendimento da irmã com sintomas da doença

A Prefeitura da Estância de Atibaia informou a respeito da indicação dos medicamentos cloroquina / hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19, destacando ser uma escolha dos médicos e não uma obrigação. A prescrição de todo e qualquer medicamento é prerrogativa do médico. Também abordou a realização de testes PCR (por coleta de secreção no nariz e garganta) para suspeitos da doença, depois que uma moradora da cidade reclamou do atendimento prestado à sua irmã num estabelecimento de saúde. Uma das queixas da moradora foi a não prescrição de cloroquina/hidroxicloroquina.

O Ministério da Saúde em sua orientação para uso de medicamentos no tratamento de pacientes com diagnóstico da Covid-19 considera que até o momento não existem evidências científicas fortes que possibilitem a indicação de medicamentos específicos. Estabelece tratamento precoce, combinando cloroquina ou hidroxicloroquina com azitromicina, por 5 dias, nos primeiros dias da doença.

A orientação para a prescrição do medicamento permanece a critério do médico, sendo necessária também a vontade declarada do paciente. A Secretaria de Saúde não pode obrigar o médico a receitar cloroquina e não tem esse medicamento, que é indicado principalmente contra malária, lupus e artrite reumatóide e sumiu das farmácias após uma alta procura. Ainda há muitas controvérsias quanto à eficácia científica da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 e ainda por receio por potencial efeito negativo no funcionamento do coração, principalmente quando associada à azitromicina, por risco de causar arritmias fatais, principalmente em idosos.

Em vídeo postado em uma rede social, a moradora disse que houve recusa no posto em fazer o exame e que a irmã dela foi obrigada a realizar um teste rápido em farmácia, cujo resultado deu positivo. De acordo com a Secretaria de Saúde de Atibaia, a irmã da moradora estava com sintomas de Covid-19 há 14 dias, portanto fora do protocolo para a realização de exame PCR. Os laboratórios públicos somente realizavam exames para PCR coletados nos postos de saúde, UPA e pronto socorros da cidade em casos graves ou de grupos especiais. Este exame somente é realizado nos primeiros 10 dias dos sintomas.

A realização destes testes está sendo ampliada. Os serviços de saúde já estão sendo orientados a coletar exames em pessoas com sintomas de quadro gripal, mesmo sem serem de grupo de risco.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *