Aniversário de 360 anos de Atibaia reúne cerca de 80 mil pessoas em celebrações na cidade

Programação no Centro de Convenções e na Praça da Matriz teve shows, encenação inédita da Paixão de Cristo, homenagens ao esporte e ações de acessibilidade

A comemoração dos 360 anos de Atibaia foi marcada por uma programação diversificada e de grande participação popular, reunindo cerca de 80 mil pessoas em diferentes atrações promovidas pela Prefeitura no Centro de Convenções “Victor Brecheret” e na Praça da Matriz. Os eventos aconteceram entre os dias 19 e 24 de junho, com shows musicais, apresentações culturais e lançamento de programa esportivo.

Encenação inédita

No Centro de Convenções, o feriado de Corpus Christi foi marcado pela inédita encenação da Paixão de Cristo, que reuniu aproximadamente 8.500 pessoas. A apresentação contou com um elenco de cerca de 360 integrantes, número que simbolizou os 360 anos de Atibaia. Participaram músicos, dançarinos, atores, maquiadores e profissionais de diversas áreas culturais, incluindo escolas de balé, companhias de dança, grupos de samba, igrejas locais e a Banda Sinfônica do Projeto Educando com Música e Cidadania. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Cultura, teve como objetivo valorizar os artistas da cidade e fortalecer a produção cultural local.


Público presente

Além disso, grandes nomes da música passaram pelo palco principal. Raça Negra reuniu 20 mil pessoas, seguido por Fernando & Sorocaba, com 18 mil pessoas. Os shows de Baruk, Tatau e as apresentações das bandas locais também animaram o público, que somou, ao longo dos dias de festa, cerca de 7 a 8 mil pessoas por noite.


Atibaia – Amigos do Esporte

Outro momento importante foi o lançamento do Programa “Atibaia – Amigos do Esporte”, no dia 20, com a presença de atletas e entidades esportivas do município. A iniciativa da Secretaria de Esportes reconheceu o trabalho desenvolvido junto à Prefeitura e homenageou parceiros fundamentais para o fortalecimento das atividades físicas e esportivas na cidade.


Bandas locais

Neste ano, o palco principal contou com apresentações das bandas locais Pure Bar, Illusion, Monty Vibe e Felipe & Thiago, mais um dos diferenciais das festividades que reforçaram a valorização dos artistas da cidade dentro da programação oficial.

Na Praça da Matriz, o público estimado foi de aproximadamente 3 mil pessoas por dia, em um movimento contínuo e rotativo para prestigiar as atrações musicais e as barracas de alimentação. A programação no local contou com apresentações das bandas Nuwance, Monkey’s 451, Red Fox, Illusion e Elas Forrozeando, que animaram o público durante as noites de festa.


Acessibilidade e segurança

As comemorações deste ano também se destacaram pelo cuidado com a acessibilidade. Idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida contaram com áreas reservadas, acessos diferenciados e espaços cobertos com cadeiras próximos ao centro da arena e na parte superior da arquibancada do Centro de Convenções, garantindo conforto e inclusão durante as celebrações.

Todos os eventos transcorreram sem registro de ocorrências, contando com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e reforço da segurança particular contratada pela Prefeitura.

Desfile Cívico

O tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário de Atibaia, que aconteceria na manhã desta terça-feira (24), foi cancelado por conta das condições climáticas. O ato cívico foi iniciado às 8h, quando todos os participantes foram surpreendidos por forte garoa seguida de vento, que perdurou por mais de 1h30, inviabilizando a continuidade do evento.

A decisão de cancelar o desfile foi tomada em consenso e para o bem-estar de todos, principalmente pelo fato de muitas crianças e idosos estarem entre os participantes, o que exigiu maior cautela para evitar exposição às más condições climáticas. Ainda não há confirmação da nova data do desfile.

About redação

Check Also

Atibaia lança Programa de Gestão Energética Municipal para garantir estabilidade e eficiência no fornecimento de energia

Iniciativa da Prefeitura aproxima secretarias municipais e a distribuidora de energia para economizar recursos públicos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *