Município lidera ranking paulista entre cidades de 100 a 200 mil habitantes, registra melhor desempenho da região bragantina e se destaca também no cenário nacional
Pensando no futuro e na melhoria constante da qualidade do ensino, a Secretaria ressalta que estão previstas ampliações de unidades para o ensino em tempo integral, além da construção de novas unidades de educação infantil. O objetivo é zerar a fila de espera por vagas em creches e garantir um padrão de qualidade para todos os alunos da rede municipal.
O resultado de 7,4 no IDEB foi impulsionado pela implementação do programa municipal Supera IDEB. Entre as principais estratégias pedagógicas estão: material estruturado específico para alunos dos 5º anos; reforço escolar com o próprio professor da turma; aulas aos sábados; formação de grupos colaborativos de professores para troca de experiências; acompanhamento contínuo da Secretaria de Educação; uso de tecnologia no dia a dia escolar; e realização frequente de simulados, preparando os estudantes para o formato das avaliações.
Além das ações voltadas diretamente à avaliação, os resultados também refletem um trabalho consistente desde a educação infantil. A rede municipal vem se consolidando como referência no atendimento às crianças desde os primeiros anos.
Super Escola
Paralelamente ao avanço pedagógico, a Prefeitura investe na infraestrutura da rede por meio do programa Super Escola. Nesta primeira fase, são mais de R$ 25 milhões destinados à transformação de quatro unidades escolares em ambientes mais modernos e qualificados.
Atualmente, as obras avançam nas escolas Nelson Pedroso — que receberá nove novas salas e uma quadra moderna para ampliar a oferta de ensino em tempo integral do 1º ao 5º ano na região do Portão — e Maria Cecília, onde a construção de um novo prédio e de uma quadra coberta permitirá a ampliação do atendimento em tempo integral para crianças de 4 a 10 anos. A previsão é que essas duas unidades sejam concluídas até a metade do próximo ano, possibilitando o início das intervenções nas escolas Silveira Bueno e Licínio Carpinelli.
A reestruturação também prioriza a primeira infância, com foco na ampliação de vagas em creches para crianças de até 3 anos. Desde 2025, já foram entregues quatro novas unidades, e outras duas estão previstas para o próximo ano. Também seguem em andamento obras de ampliação e melhoria em unidades como as creches São Felipe e Nova Geração, fortalecendo a estrutura de atendimento e consolidando a educação de Atibaia desde a base.

Jornal Folha de Atibaia