Home / Cidade / Atibaia marca presença em reunião de gestores no Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília

Atibaia marca presença em reunião de gestores no Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília

Nesta semana Atibaia marcou presença em reunião de gestores da área de assistência social no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília, com a presença do ministro Alberto Beltrame. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, Magali Basile, participou do encontro  na qualidade de vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas na Região Sudeste.

Na reunião, conduzida por Alberto Beltrame, foram discutidas diversas pautas da área, como a utilização dos recursos financeiros da assistência social para a aquisição de bens, compra de veículos, construção de imóveis, entre outras demandas, que hoje são destinadas apenas para custeio. “Essa é uma pauta muito importante para a área socioassistencial e o ministro a acolheu com atenção e reciprocidade. Sabemos que há dificuldade com relação ao orçamento, mas o ministro demostrou empenho em trabalhar por esse pleito”, afirmou Magali Basile.

A secretária lembra que o ministro esteve em Atibaia há alguns dias participando de um congresso sediado no município, visita que possibilitou a ampliação de vínculos entre o ministério e a cidade. Segundo ela, nesta semana o Ministério do Desenvolvimento Social iniciou um grupo de trabalho propondo a autorização de utilização desses recursos aos municípios, medida que representaria um grande avanço para as ações desenvolvidas na área.

No encontro também estiveram presentes a secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho; além de representantes do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas e do Fórum de Secretários Estaduais da Assistência Social – Fonseas.

Ainda nesta semana, na quarta-feira (16) e quinta-feira (17), Atibaia participou de uma oficina de integração do Programa Criança Feliz com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, proposta pelo Ministério de Desenvolvimento Social e pelo Banco Mundial (agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas). “O município foi convidado para essa oficina que discutiu a intersetorialidade do Programa Criança Feliz, ação muito produtiva visando o alinhamento e a qualificação do programa”, esclareceu. “A proposta é que todas as secretarias da Prefeitura se envolvam neste programa, uma vez que a criança possui demandas em todas as políticas públicas, de diferentes áreas de atuação”, complementou.

 

About redação

Check Also

Audiência pública sobre empreendimento em construção no Jardim Alvinópolis acontece dia 29

Encontro na próxima segunda-feira (29) será realizado no Auditório do Cine Itá Cultural, às 18h …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *