Home / Cidade / Prefeitura, Atibaia Saneamento e SAAE entregam 1ª fase das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril

Prefeitura, Atibaia Saneamento e SAAE entregam 1ª fase das obras da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril

Estação dobra o volume de tratamento de esgoto na cidade,
passando de 110 litros por segundo para 200 litros por segundo

Nesta sexta-feira (12) Atibaia viveu um momento histórico para o saneamento municipal. A Prefeitura, a Atibaia Saneamento e a SAAE entregaram a 1ª fase das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Estoril, responsável por dobrar o volume de tratamento de esgoto na cidade, passando de 110 litros por segundo para 200 litros por segundo. A entrega das obras aconteceu após cinco meses da emissão da licença ambiental e em tempo recorde.

Nessa etapa foram instalados na ETE Estoril novos sistemas de gradeamento mecanizados e de desarenação. A elevatória de entrada recebeu novas bombas e um novo sistema de aeração. Agora, a Estação conta com modernos sopradores e difusores para fazer a aeração do tratamento do esgoto com maior eficiência. Todas as estruturas e demais instalações foram reformadas e melhoradas, incluindo aperfeiçoamento no sistema de energia e painéis elétricos.

Em Atibaia, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, possui uma Parceria Público-Privada com a SAAE para a execução dos serviços de esgotamento sanitário.

Atualmente o tratamento do esgoto é realizado por meio de bateladas e, ao final das etapas de ampliação a ETE Estoril passará a ser por fluxo contínuo de aeração prolongada, ou seja, a finalização do efluente será realizada pela liberação de oxigênio para decomposição da matéria orgânica.

A Atibaia Saneamento irá investir mais de R$ 58 milhões no Sistema Estoril. A maior parte desse investimento acontecerá na ampliação e modernização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Estoril. A conclusão da ampliação da ETE Estoril vai beneficiar diretamente mais 83 mil moradores da cidade.

Investimentos em saneamento
O Plano de Universalização do Esgoto de Atibaia também engloba a construção da ETE Caetetuba, cujo lançamento da pedra fundamental das obras aconteceu no último dia 27 de junho e, para os dois anos seguintes (2020 e 2021), investimentos na implantação dos sistemas Portão, Usina, Tanque e Maracanã, além da ampliação da ETE Caetetuba.

 

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *